Segunda-feira, 19 ago 2024 - 09h52
Por Rogério Leite
Se você olhar paro céu nesta segunda-feira (19) vai observar uma Lua ligeiramente diferente. Ela estará maior, mais brilhante e muitos tementes dirão que os lobos inquietos irão uivar. Prepare-se!
SuperLua Azul Embora o fenômeno da superlua azul não seja tão corriqueiro, quando acontece sempre chama a atenção de quem olha para o céu. E não é pra menos: a Lua estará na fase cheia e também no perigeu, momento em que fica mais próxima da Terra. Isso fará com que ela pareça maior e mais brilhante do que o de costume. Mas de azul, ela não terá nada. Superlua azul é apenas o nome que se dá a essa coincidência astronômica, entre lua cheia e perigeu acontecendo ao mesmo tempo.
Nesta segunda-feira, a lua cheia estará oficialmente 100% iluminada exatamente às 15h26 BRT (Hora de Brasília), mas em muitas localidades do país ela só será visível mesmo a partir do final da tarde. As superluas cheias são as maiores e mais brilhantes luas cheias do ano e são cerca de 30% mais brilhantes que o normal. Além disso, são também 14% maiores. Embora isso possa parecer muito, normalmente essas diferenças são pouco perceptíveis a olho nu, a menos que você seja um observador lunar bastante experiente.
De acordo com alguns historiadores, o nome Lua Azul foi criado no século 16 por algumas pessoas que ao observar a Lua, a viam azulada. Outras, no entanto, a percebiam cinza. Muitas discussões ocorreram até concluir-se que era impossível a Lua ser azul. Esse fato criou uma espécie de expressão linguística, e "Lua Azul" passou a ser sinônimo de algo impossível ou difícil. O termo ganhou força principalmente nos EUA e algumas frases como "só me caso com você se a lua estiver azul" se popularizaram rapidamente.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Ouro, s.m: Um metal amarelo vastamente apreciado por sua utilidade nas diversas formas de roubo chamado comércio" - Ambrose Bierce -