Quinta-feira, 22 jul 2010 - 09h39
Tecnologia australiana a laser vai rastrear lixo espacial da Terra
A empresa australiana Electric Optic Systems anunciou o desenvolvimento de um sistema de rastreamento utilizando laser para detectar o lixo espacial que orbita a Terra. Hoje, existem pelo menos 19 mil objetos maiores que 10 centímetros na órbita terrestre, de acordo com informações da Rede de Vigilância Espacial (USSSN), órgão do governo americano que rastreia objetos colocados no espaço. Outra estimativa indica 200 mil objetos inferiores a um centímetro vagando na órbita da Terra.
![]() Um sistema de rastreamento eficiente diminuiria o risco de colisão de qualquer pedaço desse lixo espacial com naves e satélites ao redor do globo. Os restos deixados por foguetes e satélites apresentam perigo, pois se movimentam em alta velocidade chegando a 30 mil quilômetros por hora. A empresa australiana garante que a nova tecnologia a laser é capaz de localizar até mesmo os destroços pequenos de apenas 10 centímetros de diâmetro e ainda prever se os objetos vão colidir com outros.
Craig Smith, chefe executivo da empresa, explica que a tecnologia é baseada em um avançado sistema de radares avaliado em US$ 3,5 milhões, financiado pelo governo.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Os homens deveriam fazer com suas esperanças o que fazem com suas galinhas: cortar suas asas para que não possam fugir voando" - Lorde Halifax -