Procure no Apolo11
Sexta-feira, 7 set 2012 - 10h02

Telescópio espacial registra eclipse do Sol criado pela Terra.

Duas vezes a cada ano a Terra se posiciona entre o Sol e o satélite SDO, da Nasa, provocando verdadeiros eclipses solares do ponto de vista do satélite. Essa temporada de passagens ocorre perto dos períodos do equinócio e a mais recente começou quinta-feira, com a Terra bloqueando parcialmente a luz da estrela.

O satélite SDO - Observatório da Dinâmica Solar - se localiza em uma órbita geoestacionária inclinada, a 36 mil km de altitude. Dali, o telescópio pode observador o Sol quase ininterruptamente, com exceção de alguns períodos do ano em que a Terra ou a Lua obstruem seu campo de visão.

O eclipse dessa quinta-feira foi do tipo parcial e ocorreu às 04h00 BRT. Durante o evento a Terra cobriu parcialmente o Sol por alguns minutos, interrompendo a captura contínua das imagens. A temporada de eclipses solares desse tipo dura 20 dias e a atual deverá terminar em 26 de setembro. Durante essa fase novos eclipses poderão ser vistos nas imagens enviadas pelo SDO.

Continua após a publicidade



Trânsito Lunar
Além dos eclipses causados pela passagem da Terra na frente do telescópio, o SDO também testemunha a passagem da Lua na frente das lentes e isso acontece em média 3 vezes ao ano.

Um dos mais recentes trânsitos desse tipo ocorreu em 21 de fevereiro de 2012, quando as 11h14 pelo horário de Brasília a Lua penetrou no campo de visão do telescópio, bloqueando parte do disco solar. O trânsito lunar durou 1 hora e 42 minutos e durante esse tempo produziu importantes dados para calibragem dos instrumentos a bordo do observatório.



Foto: No topo, disco solar parcialmente obstruído pela passagem da Terra na frente do satélite SDO, da Nasa. Na sequência, vídeo mostra o evento completo. Acima, outro vídeo mostra a passagem da Lua na frente do SDO, causando um trânsito lunar em 21 de fevereiro de 2012. Créditos: Nasa/SDO, Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A origem da ação é a falta de fantasia; é a última saída para aqueles que não sabem sonhar." - Oscar Wilde -