Procure no Apolo11
Quarta-feira, 8 set 2021 - 09h27
Por Rogério Leite

Tempestade solar extrema pode levar ao apocalipse da internet

Uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia afirma que se nada for feito em relação ao modo como os dados trafegam pelos continentes, um possível surto eletromagnético causado pelo Sol pode levar ao colapso a atual rede de comunicação submarina, responsável pela maior parte do tráfego de dados da internet.

Existem entre 1,6% a 12% de chances de uma tempestade solar altamente severa atingir a Terra a cada década.<BR>
Existem entre 1,6% a 12% de chances de uma tempestade solar altamente severa atingir a Terra a cada década.

De acordo com o estudo, apresentado na Conferência de Comunicação de Dados SIGCOMM 2021, existem entre 1,6% a 12% de chances de uma tempestade solar altamente severa atingir a Terra a cada década e embora os cabos de fibra ótica não sejam afetados por correntes induzidas geomagneticamente, o mesmo não se pode dizer das redes submarinas.

Segundo um dos autores do trabalho, professor Sangeetha Abdu Jyothi, os longos cabos ópticos submarinos que conectam continentes são interconectados através de repetidores espaçados a cada 50 a 150 quilômetros, mas diferentemente dos cabos ópticos que compõe o sistema, os repetidores são altamente vulneráveis às correntes geomagnéticas e seguimentos gigantes podem se tornar inúteis se apenas um dos repetidores ficar off-line.

Continua após a publicidade


"O que realmente me fez pensar sobre isso é que, com a pandemia, vimos como o mundo está despreparado para um evento solar extremo. Não há qualquer protocolo para lidar com isso de forma eficaz. Nossa infraestrutura submarina não está preparada para uma grande tempestade solar".

Mapa mostra a rede de cabos ópticos submarinos atualizada em janeiro de 2019.
Mapa mostra a rede de cabos ópticos submarinos atualizada em janeiro de 2019.


Tempestades Recentes
O professor lembra que na história recente, apenas duas dessas tempestades foram registradas, a primeira em 1859 e a outra em 1921.

Em 1859, no incidente que ficou conhecido como Evento Carrington, a energia da tempestade solar foi tão intensa que fios da rede telegráfica explodiram e auroras polares foram vistas em Cuba e Miami.

Em março de 1989, uma tempestade solar de forte intensidade bloqueou toda a província canadense de Quebec por nove horas.


Consequências Atuais
Atualmente, a civilização humana se tornou muito mais dependente das comunicações, especialmente da Internet e os impactos potenciais de uma enorme tempestade geomagnética nessa nova infraestrutura permanecem em grande parte não estudados.

Se cabos submarinos suficientes falharem em uma determinada região, continentes inteiros podem ser desconectados uns dos outros.

Além disso, países localizados em latitudes elevadas - como os EUA e o Reino Unido - são muito mais suscetíveis ao clima solar do que as nações em latitudes mais baixas, como por exemplo o Brasil e Austrália. No caso de uma tempestade geomagnética catastrófica, são as nações de alta latitude que têm maior probabilidade de ser bloqueadas primeiro. É difícil prever quanto tempo levaria para consertar uma infraestrutura subaquática, mas o estudo sugere que são possíveis paralisações em grande escala que podem durar semanas ou meses.

"O impacto econômico de uma interrupção da Internet por um dia nos Estados Unidos é estimado em mais de US $ 7 bilhões", explicou Jyothi. "E se a rede permanecer inoperante por dias ou até meses?"

Se não quisermos descobrir, as operadoras de comunicação precisam começar a levar a sério a ameaça do clima solar extremo, à medida que a infraestrutura global da Internet se expande a passos largos. Colocar mais cabos em latitudes mais baixas seria um bom começo, assim como a criação de links provisórios via satélite, que permitam rotear redes inteiras através do espaço.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -