Quarta-feira, 15 jul 2020 - 09h50
Por Rogério Leite
Terra: até 2025 bateremos o recorde de CO2 emitido nos últimos 3 milhões de anos
Sempre que falamos no aumento da emissão de gás carbônico, o período de comparação é quase sempre ao da Revolução Industrial. No entanto, novas pesquisas revelam que se nada for feito, em cinco anos bateremos o nível estimado para o período do Plioceno, de mais de 420 ppm.
![]() Microscópico zooplânctom fossilizado permitiu obter a composição atmosférica do ar entre 3.35 e 3.15 milhões de anos atrás. Crédito: Universidade de Southampton O alerta comparativo foi feito por pesquisadores da Universidade de Southampton, que estimaram a quantidade de dióxido de carbono presente durante a parte mais quente da época do Plioceno, entre 5 e 2 milhões de anos atrás. Naquela época, os mares eram muito mais altos e as calotas polares eram muito menores, com o planeta sendo 3 graus mais quente do que é hoje. O estudo, publicado no Scientific Reports, estima que até o ano de 2025 a quantidade de CO2 na atmosfera será maior do que em qualquer outro momento nos últimos 3.3 milhões de anos.
O trabalho dos cientistas se concentrou em uma janela de tempo de 200 mil anos entre 3.35 e 3.15 milhões de anos atrás, com foco em 3.3 milhões de anos atrás, quando o clima se tornou lentamente mais quente até que a temperatura média global fosse muito mais alta do que é hoje. Ao fazer isso, os pesquisadores conseguiram produzir uma imagem de como os níveis de dióxido de carbono mudavam a cada 3 mil e 6 mil anos.
Segundo o estudo, durante a parte mais quente do período estudado os níveis de dióxido de carbono oscilaram entre 380 e 420 partes por milhão (ppm) de CO2 na atmosfera, ligeiramente maior que o valor de 417 ppm observado em maio de 2020, quando foi estabelecido o recorde desde o início dos registros modernos. Devido a vários fatores, a emissão de CO2 muda constantemente, mas a tendência crescente está bem estabelecida. Na última década, o nível aumentou cerca de 2.4 ppm por ano. Mesmo assumindo um valor conservador para o nível atual, fica claro que em cinco anos excederá um nível nunca visto desde o período Plioceno.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"A História não passa de um quadro dos crimes e dos infortúnios" - Voltaire -