Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Quarta-feira, 24 ago 2011 - 14h59
Por

Terremoto de 7.0 no Peru sacode prédios em Rio Branco, no Acre

Dados recebidos da Rede Sismográfica Global (Iris-GSN) mostram que um intenso abalo sísmico que atingiu 7.0 graus de magnitude foi registrado ao norte do Peru, na América do Sul as 14h46 pelo horário de Brasília (24/08/2011).

O violento abalo teve seu hipocentro localizado sob as coordenadas 7.64S e 74.50W, a 145 km de profundidade, a 82 km ao norte da cidade de Pucallpa, 568 km da capital Lima e 205 km da cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, Brasil.

Apesar da grande intensidade do abalo, a profundidade em que ocorreu o evento favorece a dissipação da energia antes de chegar à superfície.

Inicialmente o tremor teve sua magnitude avaliada em 6.8 graus e em seguida recalculado para 7.0 graus.

O abalo também foi sentido na capital do Acre, Rio Branco. "AEu estava no escritório da empresa e derrepente começou a balançar tudo aqui por uns 7 ou mais segundos, fiquei perplexo, Não tenho certeza mais nunca havia acontecido isso aqui na loja" disse José Wagno Moura, em relato ao site Painel Global.

Em São Paulo, o tremor foi registrado através do sismógrafo do Apolo11/Painelglobal, instalado no bairro de Vila Mariana, conforme mostra a imagem acima.

Um terremoto de 6.8 graus de magnitude libera a mesma energia que 23 bombas atômicas similares a que destruiu Hiroshima em 1945, ou a explosão de 470 mil toneladas de TNT.

Importante: Esta notícia pode sofrer alterações ao longo do dia







Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"A guerra nada mais é que a continuação da política por outros meios" - Karl von Clausewitz