Segunda-feira, 6 abr 2009 - 08h57
Terremoto na Itália ocorreu em falha na região dos Apeninos
Atualização - 13h40Sobe para 100 o número de vítimas do terremoto. De acordo com o governo italiano o número de feridos é superior 1500 e os desabrigados já são mais de 100 mil.
![]() O evento ocorreu às 22h32 de domingo pelo horário de Brasília (03h32 de segunda-feira pelo horário de Roma) a 10 km de profundidade, sob as coordenadas 42.423°N, 13.395°E, aproximadamente a 70 quilômetros a oeste da cidade de Pescara e 95 km a nordeste de Roma.
Segundo a rede de TV CNN o terremoto destruiu diversos edifícios, principalmente na cidade de L'Aquila, que está parcialmente sem energia elétrica e com vazamentos de gás. ![]() Às 18h20 de domingo um terremoto mais fraco, calculado em 4.6 graus, já havia atingido o norte da Itália, a 55 quilômetros a sudeste de Bolonha, seguido de outro evento de 4.0 graus registrado 20 minutos mais tarde na região central do país. Após o evento de 6.3 graus, três aftershocks - terremotos secundários disparados pelo sismo principal - foram registrados na região. Um terremoto de 6.2 graus equivale à mesma energia liberada pela explosão de 4 milhões de toneladas de TNT. Saiba mais sobre os terremotos
Os Apeninos formam uma região de grande complexidade geológica e tectônica, originada devido a processos de subducção envolvendo a micro placa de Adria, que afunda abaixo dos Apeninos devido à colisão continental entre as placas da África, ao sul e Eurasiana, ao norte. O evento recente, além da falha tectônica da micro placa de Adria, também está relacionado às forças que dominam toda a extensão dos Apeninos, em resposta direta à abertura mais rápida da Bacia do Mar Tirreno, a noroeste da Itália, do que à compressão entre as placas eurasiana e africana.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"As mentiras mais abomináveis são aquelas que mais perto estão da verdade" - Oscar Wilde -