Procure no Apolo11
Sábado, 23 jul 2022 - 10h00
Por Rogério Leite

Tudo pronto para o lançamento da Artemis I, rumo à Lua

A contagem regressiva já está em andamento e a nave Artemis I já está pronta para ser lançada em direção à Lua. A Artemis I é a primeira fase do projeto Artemis, da NASA, a mega missão da que deverá levar de volta o ser humano à Lua.

A data de lançamento da Artemis I deve ocorrer entre 29 de agosto e 5 de setembro e é considerada peça chave para as futuras missões. O objetivo da Artemis 1 é testar todas as fases da Missão Artemis, mas sem ainda pousar os tripulantes na Lua.

As datas foram anunciadas pela NASA em uma teleconferência, que discutiu as janelas de lançamento e também o retorno da cápsula Orion. A Artemis I também será o teste inaugural do SLS, ou Sistema de Lançamento Espacial, o mais novo veículo de lançamentos superpesados da NASA, que além de levar astronautas à Lua também deverá ser utilizado para os futuros lançamento à Marte.

Continua após a publicidade


Foram selecionadas três janelas de lançamento calculadas como viáveis. A primeira janela foi calculada para 29 de agosto, quando o SLS poderia ser lançado entre às 09h33 e 11h33 BRT. Se o lançamento ocorrer nesta data, a NASA estima que a missão Artemis I possa retornar à Terra em 10 de outubro, com duração total de 42 dias.

Por outro lado, se o lançamento acontecer em 2 de setembro, ele deverá ser lançado a partir das 13h48 BRT com até duas horas de atraso. Neste caso o retorno seria após 40 dias, em 11 de outubro.

A terceira janela de lançamento seria em 5 de setembro, com tolerância menor de 90 minutos partir das 18h12 BRT. Neste caso a missão duraria 43 dias, com retorno previsto para 17 de outubro.

Como parte da missão Artemis I, a cápsula Orion passará seis dias em órbita ao redor da Lua, quando testará as tecnologias mais importante da missão, abrindo caminho para a Artemis II, a primeira missão tripulada desde a 17 em 1972.

A missão Artemis II durará cerca de 10 dias e realizará um sobrevoo lunar antes de retornar à Terra. A NASA estima que a Artemis II seja lançada em maio de 2024.

A Artemis III é o objetivo principal da missão Artemis e deverá ser lançada até 2025. Ela levará a primeira mulher astronauta e também a primeira pessoa negra a pousarem na superfície da Lua.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Pode-se enganar todo mundo o tempo todo, se a campanha estiver certa e a verba for suficiente" - Joseph E. Levine -