Procure no Apolo11
Terça-feira, 31 mar 2020 - 10h07
Por Rogério Leite

Um pouco sobre os asteroides próximos 1997 BQ e 1998 OR2

Em meio à pandemia do Coronavirus, muita gente anda preocupada com alguns inimigos que nem de longe representam ameaça à vida na Terra: os asteroides 136795 (1997 BQ) e 52768 (1998 OR2), que deverão se aproximar do nosso planeta nos próximos dias.

Momento da menor aproximação entre a Terra e o asteroide 1998 OR2. A linha branca é a orbita da rocha e a linha azul a orbita da Terra. A aproximação ocorrerá em 29 de abril de 2020.
Momento da menor aproximação entre a Terra e o asteroide 1998 OR2. A linha branca é a orbita da rocha e a linha azul a orbita da Terra. A aproximação ocorrerá em 29 de abril de 2020.

Embora esses dois objetos sejam realmente muito grandes, a grande distância que passarão da Terra excluem qualquer possibilidade de impacto ou interação gravitacional que possa ser percebida. Não haverá tsunamis, terremotos e o eixo da Terra não inclinará nem um milionésimo de grau em relação ao valor atual.

O primeiro objeto a se aproximar será o asteroide 52768 (1998 OR2), que atingirá o ponto de menor distância da Terra no dia 29 de abril de 2020. Esse objeto tem cerca de 3 mil metros de comprimento, com massa estimada em 40 gigatoneladas. Devido à sua velocidade, sua energia cinética é absurdamente grande e um impacto na Terra liberaria a mesma energia que 316 mil bombas similares à tsar bomb, a maior bomba nuclear já construída.

Continua após a publicidade


Nossa sorte é que esse objeto nem de longe representa perigo. Cálculos orbitais mostram que a rocha passará a 6.23 milhões de quilômetros do nosso planeta, cerca de 16 vezes a distância entre a Terra e a Lua, uma distância tão grande que nem através de instrumentos será possível observar a interação gravitacional entre ela e o sistema Terra-Lua.



Neste vídeo, o diretor do Apolo11, Rogério Leite, fala um pouco sobre a aproximação do asteroide 1998 OR2 / 52768.


O segundo objeto que chama a atenção é o asteroide 136795 (1997 BQ), uma rocha de 1.2 km de comprimento que passará próximo à Terra em 21 de maio às 18:45 pelo Horário de Brasília. Essa rocha tem 2 gigatoneladas de massa e um hipotético impacto liberaria a fantástica energia de 28 mil bombas similares à bomba tsar.

Da mesma forma que 52768 (1998 OR2), esse objeto passará muito longe, a 6.1 milhões de quilômetros da Terra, uma distância totalmente segura, sem qualquer risco de impacto.


Pânico na Pandemia
Vale notar que estamos passando por uma época muito difícil, em que um vírus ainda desconhecido ameaça grande parte das populações na Terra. A disseminação de notícias falsas pode se tornar extremamente perigosa, por isso as fontes precisam ser checadas com cuidado antes de serem compartilhadas.

No caso dos asteroides mencionados, eles não representam qualquer risco à vida na Terra e qualquer informação que vá na direção contrária deve ser ignorada e repudiada.

O Apolo11.com tem um serviço de monitoramento de asteroides, em que você pode acompanhar os diversos objetos que estão próximos à Terra, bem como seu tamanho, distância e data de aproximação. Compartilhe nossas páginas e tenha a certeza de que está sempre bem informado.

APOLO11 - Monitoramento de Asteroides

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -