Procure no Apolo11
Sábado, 14 jul 2007 - 11h15

VSB-30: A primeira tentativa de vôo será nesse sábado

Tudo pronto para o lançamento do foguete brasileiro VSB-30. Segundo o coordenador geral da operação, Tenente-Coronel Fausto Ivan Barbosa, vários testes foram realizados hoje (13) e tudo está ocorrendo como planejado.

A previsão é de que as condições meteorológicas sejam mais favoráveis amanhã (14) do que nos dois últimos dias, sinalizando que o foguete poderá ser lançado na manhã deste sábado. “A contagem regressiva começa a partir das 5 horas da manhã”, disse o Ten. Cel. Barbosa.

O vôo pode acontecer entre as 10h e 14h, período da janela do dia. “O horário não poderá ser estendido porque o resgate precisa ser feito ainda durante o dia”, explicou o coordenador geral da operação. O vôo tem duração de cerca de 20 minutos, depois disso acontece a operação de resgate.

Continua após a publicidade


Cerca de 90 metros antes de cair no mar, a carga útil com os experimentos não é mais vista pelos radares do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) devido à curvatura da Terra. No entanto, os dados de GPS (posicionamento por satélite) informam com exatidão o local da queda. Para minimizar o impacto da queda, os pára-quedas da carga são acionados e uma bóia possibilita a flutuação do material. As equipes que ficam de prontidão, como o PARA-SAR (unidade de busca e salvamento da Aeronáutica), se deslocam para a área a fim de fazer o resgate com mergulhadores. É importante que haja visibilidade na água.

A Operação Cumã II destina-se à realização de experimentos científicos selecionados pelo Programa Microgravidade, da Agência Espacial Brasileira (AEB). Este será o quarto vôo do VSB-30, que já foi lançado do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), em 2004, e do Campo de Esrange, na Suécia, em 2005 e 2006.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Pode-se enganar todo mundo o tempo todo, se a campanha estiver certa e a verba for suficiente" - Joseph E. Levine -