Procure no Apolo11
Quinta-feira, 12 abr 2007 - 09h38

Vênus e Plêiades dão show no céu noturno!

Quando em 1780 o astrônomo francês Charles Messier finalizou seu catálogo de objetos celestes, não tinha a menor idéia do sucesso que este iria fazer no futuro. Foram exatamente 110 objetos catalogados durante 20 anos, que ao serem observados pelas fracas lunetas da época, poderiam ser confundidos com cometas.

O tempo passou e o Catálogo de Messier ficou conhecido como a coletânea dos mais belos e interessantes objetos para se observar no céu. São dezenas de galáxias, nebulosas e aglomerados estelares, alvos prediletos de qualquer astrônomo ou curioso em qualquer parte do mundo.

Se você também gosta de observar as infinitas belezas do céu, então deleite-se. Pelos próximos dias uma rara combinação visual poderá ser apreciada no céu noturno oeste, um pouco depois do Sol se pôr. Trata-se do posicionamento do planeta Vênus ligeiramente acima de um dos mais interessantes objetos do Catálogo de Messier, o aglomerado M45, ou simplesmente as Plêiades.

Continua após a publicidade


Para ver a composição celeste, você não precisa mais que seus olhos, mas um binóculo ou pequena luneta vão tornar o espetáculo ainda maior.

As Plêiades, ou As Sete Irmãs, como também é conhecido o objeto, é um dos mais brilhantes aglomerados de estrelas do firmamento. Contém aproximadamente 3 mil estrelas ligadas entre si pela atração gravitacional mútua e se localiza a aproximadamente 400 anos-luz de distância da Terra. Seu comprimento é de aproximadamente 13 anos-luz. O nome "Sete Irmãs" se refere às estrelas mais brilhantes do aglomerado, facilmente visível a olho nu.

Apesar de parecerem estar no mesmo plano, Vênus e as Sete Irmãs estão bem distantes um do outro. Enquanto M45 está a 400 anos-luz do nosso planeta, Vênus está atualmente a "apenas" 175 milhões de quilômetros. Para se ter a idéia da diferença, 1 ano-luz é a distância percorrida pela luz l em 1 ano e equivale a aproximadamente 9 trilhões de quilômetros. Multiplique isso por 400 e verá que Vênus está "alí na esquina" !

Para ver a bela cena celeste, faça um passeio depois do trabalho. Pegue as crianças, a sogra, o gato e o papagaio e leve-os todos a um local aberto, com vista para o lado em que o Sol se põe. Lá pelas 19h00 olhe ligeiramente à direita do pôr-do-Sol e localize Vênus, que por estes dias deverá brilhar como um farol. Não tem erro. Em caso de dúvida, consulte nosso mapa.

Se você for solteiro, uma dica: por se localizarem na constalação de touro, as "Sete Irmãs" estão aniversariando. Leve presentes. Nunca se sabe...

Fotos: No topo, o aglomerado M45 ou Plêiades, com as "Sete Irmãs" em destaque. No gráfico acima vemos como localizar o objeto depois do pôr-do-Sol. Vênus e M45 juntos é um espetáculo a parte no céu !

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Servidores públicos são como livros numa estante: Quanto mais altos nas prateleiras, menos servem" - Paul Masson -