Quarta-feira, 23 mai 2012 - 08h33

Vídeo: satélite registra imagens espetaculares do eclipse solar

O eclipse anular do Sol ocorrido em 20 de maio não foi visto apenas por observadores aqui na Terra. Do espaço, o telescópio solar HINODE registrou imagens espetaculares, captadas de um ponto de vista único e se da Terra o eclipse foi do tipo anular, visto do Hinode o eclipse foi do tipo parcial.

Diferente dos telescópios solares que ficam estacionados em locais de equilíbrio gravitacional, conhecidos como Pontos de Lagrange, Hinode orbita a Terra a 630 km de altitude, em um tipo de órbita conhecida como helio-síncrona. Isso permite que o satélite observe o Sol 24 horas por dias a partir de uma perspectiva praticamente igual a dos observadores terrestres.

No entanto, o ângulo de observação do satélite com relação à Lua é ligeiramente diferente daquele visto da Terra, o que aumenta consideravelmente a paralaxe.

Em astronomia, paralaxe é a diferença na posição aparente de um objeto visto por observadores em locais distintos. Se aqui da Terra a Lua pareceu encaixada exatamente no centro Sol dando a ilusão de um eclipse anular, do ponto de vista do Hinode essa precisão não aconteceu e o evento teve a aparência de um eclipse parcial, com a Lua transitando parte o disco solar.

Devido ao tipo de órbita, o satélite Hinode registrou o eclipse durante quatro orbitas seguidas e produziu a bela sequência de imagens mostradas no vídeo.


Artes: No topo, três momentos do eclipse solar de 20 de maio de 2012, registrado pelo observatório solar Hinode. Acima, vídeo mostra toda a sequência do eclipse a partir do ponto de vista do Hinode, a 630 km de altitude. Crédito: JAXA/Hinode,Nasa, Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"A recordação da alegria não é mais alegria / enquanto a recordação da dor é dor ainda" - Byron