Domingo, 8 jan 2006 - 13h29
Violento terremoto atinge o sul da Grécia
Um violento terremoto de 6.7 graus Richter atingiu o sul da Grécia no começo da tarde deste domingo. A violência do tremor foi tão intensa que foi sentido em todo o país, inclusive em parte do Oriente Médio e também no Egito.
Uma série de aftershocks (abalos secundários) foram disparados, alguns deles com intensidade maior que 5.0 graus Richter.
![]() O Centro Sismológico da Europa e Mediterrâneo estimou que o epicentro do evento se deu a 25 km ao leste da ilha de Kithira, distante 200 km da capital Atenas.
De acordo com o USGS, Instituto Nacional de Pesquisas Geológicas dos EUA, o abalo se deu às 11h34 UTC (09h34 Hora de Brasília) sob as coordenadas 36.25 N e 23.5 E, a uma profundidade de apenas 38 km abaixo do nível do mar. Em Atenas, testemunhas disseram que o terremoto, que também foi sentido na ilha de Creta, fez chacoalhar os prédios por mais de 30 segundos. Outras disseram que "parecia uma eternidade". O Intituto de Geodinâmica de Atenas, que inicialmente havia calculado o sismo em 6.4 graus Richter, reconheceu que a intensidade foi bem maior, conforme dados recebidos inicialmente. Até o momento somente foram reportados danos em prédios mais antigos.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Se só por piedade se dessem esmolas, os mendigos estariam mortos de fome" - Nietzsche -