Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Sábado, 13 jan 2007 - 07h50
Por

Violento terremoto de 8.2 graus provoca alertas de tsunamis no Japão, EUA e Canadá

Um violento terremoto de 8.2 graus Richter ocorreu na madrugada deste sábado próximo ao arquipélago das Ilhas Kuril, no norte do Pacífico ocidental, e disparou diversos alertas de tsunamis em diversos países costeiros banhados pelo oceano. Alertas máximos foram emitidos para o norte do Japão, Hawai e Alasca.

O terremoto aconteceu às 02h23 pelo horário de Brasília e seu epicentro foi localizado 10 km abaixo do leito submarino, sob as coordenadas 46.288°N e 154.448°E, aproximadamente a 505 km a sul-sudoeste de Severo-Kuril'sk, nas ilhas Kuril, Rússia, e a 1710 km a nordeste de Tóquio, no Japão.

Algumas horas depois que o sismo foi detectado, intrumentos instalados em quatro regiões ao longo da costa japonesa registraram um incremento de 10 centímetros no nível do oceano, enquanto ondas de 30 centímetros foram regristradas em Shemya, uma ilha do arquipélago das aleutas, no Alasca.

O Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico informou que fortes correntes marítimas podem ocorrer na costa oeste dos Estados Unidos e Canadá.

Inicialmente, a agência meteorológica do Japão estimou que ondas de até 2 metros de altura poderiam atingir a cidade de Hokkaido e outras áreas no norte do país, e enviaram aos residentes nestas regiões avisos para se moverem para áreas mais elevadas.

Sirenes também foram ouvidas na cidade de Kushiro.

Em novembro de 2006, avisos de tsunamis foram disparados logo após um poderoso terremoto de 8.3 graus Richter ser registrado naquela região. Grandes ondas foram reportadas algumas horas depois no Hawaí e também na costa oste americana, onde odas de quase dois metros foram registradas proximo à Baía Crescente, na Califórnia.

Imagens: Na foto superior o pesquisador Tetsuya Maekawa, da agência meteorológica do Japão, indica a área no norte do Japão, que poderia sofrer ameaça de tsunamis. O grafico acima mostra os tempos, em minutos, que as ondas de compressão P levaram para atingir diversas partes do planeta.







Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Nada contribui mais para a paz de espírito, como não ter opinião sobre coisa alguma" - Georg Lichtenberg