Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

objj

13/12/2007
11h35
Em torno de que?
Categoria: Astronomia e Astrofísica

Boa tarde a todos,

Tenho uma dúvida e gostaria de saber se alguém poderia me responder....

Todos sabemos que a Terra gira em torno do sol e levamos 365 dias para completar essa volta, o sol gira em torno da via láctea, a terra gira sobre o seu próprio eixo, assim como o sol e também como a via láctea.

Mas e a via láctea gira em torno de que?

Onde está o centro do universo?

Quanto tempo a via láctea leva para dar uma volta completa em torno de que?

Quantos milhões de anos luz ela deve levar para dar uma volta completa sobre o seu próprio eixo?

Se alguém souber a resposta pra isso por favor me responda

Um grande abraço a todo Apollo 11.

Jachetta.


MARKHOS....

14/12/2007
22h07
OIa....

Hum interessante sua pergunta, isso qual ninquem sabe, alias só temos teorias.

por exemplo segundo o big-bang o universo no início estava todo junto, e após isso tudo foi se distanciando do centro da grande explosao cosmica,( mas isso sao teorias).

portando segundo o big-bang as galaxias estao se afastando cada vez mas umas das outras,acho q em linha reta se existir.

Mas eu creio que o universo sei la nao tem centro, porquê nao sabemos nada á respeito, mas eu creio que o universo possa estar girando em torno de algo ^^... mas isso eu só acho.

e tambêm nao sabemos dizer quantos ano-luzes ela demora pra dar uma volta em torno de ``nada´´ !

que vê pense nisso, por exemplo existe a menor parte da matéria, que sao os átomos,digamos que tudo vai almentando de tamanho,entao pensamos que assim como pensamos que o universo é a maior parte de tudo,poderá existir algo maior ainda, dai quem sabe podemos dizer que o universo dar voltas em torno de algo...

isso pode concerta pode haver uma probábilidade de acontecer, por que voltemos ao passado,as pessaos daquela época nao sabiam que poderia existir algo alem do mar... ehehhe mas para eles, eles eram bem atualizados...

é isso ai abraços


Victor Hugo

14/12/2007
22h51
Olá amigos,

"As velocidades são relativas. Assim, a Via Láctea está em rota de colisão com Andrômeda (diz-se que Andrômeda está vindo em direção à Via Láctea, mas isto por que estamos na Via Láctea, um observador em uma terceira galáxia pode dizer que as duas estão se movendo, uma em direção da outra). O grupo local deve apresentar alguma rotação em torno do centro de gravidade do grupo local. E todo o grupo local parece estar se deslocando na mesma direção que fica a constelação de Virgem para nós, o chamado "Grande Atrator em Virgem". Para cada um destes movimentos, é possível se chegar a uma velocidade, mas o valor ficará incompleto se não for dito em relação a que ponto de referência esta velocidade está sendo medida.

E não é verdade que não conhecemos a velocidade com que o Sol gira em torno da galáxia. Veja a seguinte resposta fornecida por um astrônomo:

http://www.on.br/pergunte_astro/indice_r...

1276: Qual a velocidade em que o sol caminha pela nossa galáxia? em que direção (estrela Vega?)? Qual a velocidade em que nossa galáxia caminha pelo universo? e qual a direção (eixo Peixe-Virgem?)?

O Sol, junto com todos os planetas do sistema solar, move-se em torno do centro da Galáxia com uma velocidade de 220-250 km/s. Além deste movimento, o Sol move-se também em relação às estrelas vizinhas (chamado movimento peculiar), com uma velocidade de 20 km/s na direção do Apex Solar. Este é um ponto imaginário no céu, na direção da constelação de Hercules, próximo da estrela Vega.

A nossa Galáxia forma, junto com outras galáxias (M31 e M33, mais outras galáxias menores), um sistema chamado "grupo local". Dentro do grupo local, a nossa Galáxia e a galáxia de Andrômeda (M31) estão se aproximando uma da outra com uma velocidade de 300 km/s.

O grupo local, por sua vez, move-se na direção de um grande aglomerado de galáxias (da ordem de centenas de galáxias) chamado "aglomerado de virgem" com uma velocidade de aproximadamente 500 km/s."

Creio que a Via Lactea não gira em torno de algo, e como o markhos citou, deve ser em linha reta! Dizem também que como estamos em linha reta, como citei lá em cima, iremos colidir com Andrômeda, que fica a frente da via lactea, na mesma rota de nossa galaxia!

A velocidade é inexplicavel, pois ninguém sabe ao certo se o universo tem fim ou não! Por isso que ninguém diz a velocidade certa que as galaxias percorrem. Digo percorrem, porquê como já citei, creio que não giramos e sim andamos em linha reta!

Até mais, abraço!

Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ningém que não entenda." - Cecília Meireles