Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

kelso

15/07/2008
18h01
Fórum e Iridium Flare
Categoria: Satélites e Ciências Espacias

Caros amigos, como vão todos?

Que bom que nosso Fórum voltou e com ele os amigos de sempre. Saudações a todos!!!

Durante esses meses sem fórum o Apolo11 criou dois aplicativos muito interessantes e com bastante precisão: O Apolo Track e o Iridium Flare. Vocês já usaram?

Outro dia fiz uma excelente observação de um flash do Iridium 65 sobre a cidade de Santos que foi de dar água na boca. O brilho atingiu magnitude -7 e ocorreu no instante exato que o aplicativo calculou. Mais alguém tem feito essas observações?

Um abraço a todos e vamos em frente!


Felipe<-

15/07/2008
20h47

*Bom o Iridium Flare eu usei e achei "Show de bola"

*Já o Apolo Track eu não usei!

Até Mais


Felipe<-

15/07/2008
21h13
também houve a criação do livro de visitas ! Muito bom também.

*


cosmonauta

16/07/2008
00h36
Olá Kelso e demais amigos.

Desde que entrou aplicativo Iridium flare, tenho visto diversos, sendo que nesta noite tivemos dois em apenas 3 minutos de intervalo.

É um dos fenômenos previsiveis que mais me empolga, pelo brilho espetacular. (Fica maior que Júpiter)

Já havia observado antes esse fato, mas nem sabia que se tratava dos satélites do programa Iridium.

Com as previsôes agora então não perco nenhum.

Simplesmente fantástico!

Um abraço a todos.


Magu

25/07/2008
22h16
Amigo Kelso é muito bom estes dois tópicos que o A11 criou. Já usei os dois, pois trabalho em uma escola na zona rural e sempre mostro aos meus alunos, pois lá a luminosidade é mínima. Outro dia eu pude ver o Iridium, muito legal. Pelo que li, quanto menor for a magnitude maior será o brilho. Já o telescopio e ISS eu vi aqui em casa. Mas foi apenas um dia, pois os outros dias que poderiam ser vistos, todos estavam nublados. Fico na espera.

Bom sei que é muito legal e todos deveriam observar isso.

Até mais


cosmonauta

26/07/2008
01h23
Olá Kelso e a todos amigos do A11.

O Apolo Track que o Kelso cita, na Página Principal, foi aportuguesado e acho que ficou bem melhor, para "Rastreio de Satélites".

Inclusive com um gráfico para melhor reconhecimento.

Devemos parabenizar mesmo ao Rogério Leite, pela grata surpresa do novo Forum e demais Aplicativos.

Abraços.


edu

01/08/2008
12h58
Ontem (31/07/2008) consegui ver pela primeira vez um Iridium Flare na exata hora informada no site, estou em São Paulo, e apesar da poluição e das poucas nuvens consegui ver por 5 segundos.


Magu

02/08/2008
19h07
Que maravilhoso, Kelso. Acabei de ver o Iridium. Foi exatamente na hora marcada no site. Estava com nuvens o céu, mas parece que bem na hora alguém assoprou e houve uma abertura. Muito legal. Isso porque estava na magnitude -2. Amanhã passará novamente aqui na minha cidade(Itapetininga-SP, mas será as 05:02 h. Estarei vendo pois esta magnitude será de -8. Deverá ser muito legal. Tirei uma foto de hoje, mas como a câmera estava na minha mão, deu para ver mas ficou corrida. Vou mandar para o site e vamos ver se publicam.

Até mais.


F.L.A.F.

03/08/2008
20h46
Esses dias eu estava deitado na varanda, observando as estrelas e satélites, com uma folha imprimida cheia de passagens de satélites que iriam atingir até +3 Graus de Magnitude. De repente, de sul a norte, avistei uma estrelinha, como se fosse um satélite, o brilho dava uns -1,5 de magnitude, de repente quando atingiu a zenite, 90º de elevação, ficou exepcionalmente grande, com uns -6 de magnitude, parecia umas 3 vezes maior o brilho de Júpiter.

Fiquei abismado com o fato, porque não tinha nenhuma previsão de satélite naquela hora, depois do brilho instantâneo de +/- 4 Segundos, levantei olhei para o norte e não vi mais nada.

Confesso a vcs que achei na hora que fosse um OVNI, pq reentrada atmosférica não ia ser, e nem um satélite mais nem menos de uma hora a outra, ia aumentar o brilho tanto assim.

Depois de ler, e aprender um pouco mais sobre os iridium flares, descobri que presenciei um, sem querer, mas é muito empolgante, depois daquele tempo pra cá, tento ver de novo, por cálculos de programas mas não consigo, e aqui no Apolo 11 não consta minha cidade.

Um abraço a todos.


cosmonauta

03/08/2008
23h47
Olá FLAF

Nem só os Iridiun geram flare, outros satélites também o fazem, mas em menor brilho e às vezes quando o acompahamos eles dão aqueles brilho repentino.

Mas geralmente são os que seguem a Leste, Sudeste ou Nordeste.

Sobre sua cidade,Primavera, está sim no "Informe sua cidade", e tambem "Rosana" que será o mesmo, praticamente, pela pequena distancia.

Um abraço


Apolo11.com

04/08/2008
18h30
Caro FLAF,

A cidade de Primavera foi inserida ontem após lermos seu comentário. Realmente foi uma falha não tê-la incluida antes em nosso banco de dados.

Um abraço a todos e bons flashes!

Rogerio Leite

Apolo11.com


F.L.A.F.

07/08/2008
22h15
Opa Muito Obrigado Sr. Rogério agora sim, vou todo dia olhar o céu, tirando esses últimos dias de chuva!!!

Obrigado novamente,

Fábio Luiz

Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Se os outros desistem da aposta todas as vezes que em que você tem uma boa mão, é porque está escondendo o jogo" - Curtis Jonhson