Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

Nany

20/07/2008
14h17
Fenomeno em volta do Sol!
Categoria: Astronomia e Astrofísica

Olá pessoal, gostaria de contar um fenomeno que eu presenciei alguns anos atrás que ficou meio esquecido e só agora me veio de repente , depois que vi uma foto de uma nuvem estranha aqui mesmo no site. Uma vez tinha em volta do Sol um círculo com as cores do arco-íris, era um Domingo, o Sol estava bem no auge do meio dia, e aquilo chamou a atenção de muita gente, pois era muito lindo. Alguem já viu algo parecido? Ou sabe explicar o que aconteceu? Bom, eu estou aguardando então, minha cidade é Itapetininga.

cosmonauta

20/07/2008
14h46
Oi Nany, tudo bem?

Voce presenciou um Halo solar.

Fenômeno que acontece quando cristais de água em altas camadas da atmosfera refratam a luz do Sol, formando uma espécie de Arco Iris.

Acontecem tambem com a luz da Lua.

De fato são muito interessantes.

Veja fotos do fenômeno no Google em "Halo solar Rs" que tem tambem a imagem do You tube.

Um abraço.


Nany

20/07/2008
15h20
Olá Arlindo, valeu pela resposta, também chequei a sua dica, é impressionante mesmo, mas um pouco assustador pra quem não entende do assunto. Agora quero ver um halo lunar, deve ser tão bonito quanto o solar. Acredito que não exista uma maneira de prever quando um halo solar ou lunar irá acontecer, estou certa?

Obrigada e até mais!


kelso

20/07/2008
16h55
Olá Nany e Cosmonauta Russo!

Quanto tempo hein Nany!

De fato o halo solar e lunar é sempre muito interessante e proporciona um belo espetáculo e como bem disse o Cosmonauta, é efeito direto dos cristais de gelo na alta atmosfera.

Prever um halo não é uma tarefa tão simples e é necessário acompanhar as condições meteorológicas para saber quando existirão nuvens do tipo cirrus nas camadas mais altas além de conhecer as correntes de jato, que determirão a orientação dos cristais. Além disso esse halo só acontece quando o Sol ou a Lua estão praticamente sobre nossas cabeças, entre 11 e 13 horas mais ou menos.

Um halo solar têm 22 graus de diâmetro e por isso é chamado de halo de 22 graus.

Um abraço a todos!

Kelso

Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ningém que não entenda." - Cecília Meireles