Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

FERRAREZI

26/01/2009
13h37
COMETA C/2007 N3
Categoria: Astronomia e Astrofísica

FALA AI PESSOAL DO FORUM

ALGUEM AI JA CONSEGUIO VER O COMETA COM TELE OU BINO

AQUI EM RIO CLARO- SP FAZ UM MES QUE NAO CHEGO PERTO DO MEU TELE

MUITA CHUVA E QUANDO NAO TA CHOVENDO O TEMPO FICA TOTALMENTE NUBLADO

SE ALGUEM CONSEGUIR VER E TIRAR UMAS FOTOS POSTEM AQUI

ABRÇOS GALERA


TRUX

02/02/2009
15h36
eu vi recentemente, mas ainda decepciona, só uma nuvenzinha levemente esverdeada.

thiagoaeb

02/02/2009
16h39
esse apolo11 deixa a desejar!primeiro fala que ta 5.9 depois 6.5..se não sabe o que faz não publique pro Brasil inteiro!

então com um binoculos da pra ver?


Gilda

03/02/2009
17h04
Caro Thiago, tudo bem?

O mais importane de qualquer site é informar corretamente e o Apolo11 faz isso melhor que qualquer outro portal. Quando reportou que o cometa atingiu magnitude 5.9 é por que o algorritimo utilizado por eles mostrou esse valor. Eles não iam chutar um número só porque é bonitinho.

Você sabe como são calculados os valores de magnitude e quais parâmetros são levados em conta? Acredito que pela sua pouca idade, não.

Utilizo diversos programas de astronomia e cada um deles apresenta um valor diferente. Se quiser ter o próprio resultado a solução é calcular "na raça", senão você fica dependendo de "n" programas, cada um dizendo uma coisa.

Na segunda matéria, que informa um brilho de 6.5 magnitudes, o site volta a afirmar o valor calculado, mas deixa claro que o número mais correto fica entre 6.4 e 6.8, informado por astrônomos que fizeram avaliações subjetivas dos valores, mas que se mostraram mais corretas que os algorritimos.

A previsão de magnitude de um cometa é muito difícil e poucos se habilitam a fazê-la, apenas repetem o que outros dizem.

Como você ainda é jovenzinho, tem bastante tempo pra aprender. A propósito, já viu o cometa?

Gilda!


FERRAREZI

04/02/2009
00h06
TEUX VC VIU COM TELE OU BINO

QUAL EH O SEU APARELHO EU TENHO UM TELE 70 MM PEQUENO MAIS EH MUITO LOUCO SOH NAUM VI MARTE POR ENQUANTO

ATE SATURNO QUE EU ACHEI QUE NAO IA DAR PRA VER EU VI E CERTINHU AINDA


Bitil

06/02/2009
00h30
Sábia Gilda, boa noite.

Estou com uma pequena dúvida sobre o cometa C/2007 N3 Lulin. Assim que as constelações de escorpião e libra aparecerem no céu, eu já poderei vê-lo ou só em um determinado horário durante a madrugada? Tenham todos um ótimo final de semana e obrigado!!!


Gilda

06/02/2009
07h56
Olá Bitil,

Sábia? Nem de pensar. Apenas curiosa!

O cometa está na constelação de Libra e assim que ela nasce no horizonte já é possível vê-lo. Naturalmente, a área da constelação em que o coemta se encontra também deve estar acima do horizonte. Isso está ocorrendo por volta da 01h00.

Gilda!


Bitil

06/02/2009
23h57
Dedicada Gilda, muito obrigado.

Deixe o curioso comigo. O cometa C/2007 N3, Durante a madrugada continuará acompanhando o deslocamento da constelação de Libra até o amanhecer? Porque por incrível que pareça, de cinco horas as seis e quinze o céu tem ficado com uma visibilidade muito boa aqui em Santa Luzia. Pelo menos foi assim em 03/02, 04,02 e 05/02. Hoje já choveu aqui, mas creio que logo o céu estará sem nuvens. Um grande abraço!


cosmonauta

07/02/2009
02h52
Prezado Bitil.

Voce parece pensar que o Cometa fique imóvel num ponto no céu e seja visto apenas naquela posição e naquele horário, é isso?

Não, não é. Qualquer astro que esteja a uma boa distancia acompanha os outros em seus movimentos pelo céu, pois esse movimento é da Rotação da Terra.

Todo o céu percorre de Leste a Oeste durante a noite, isto é o movimento de rotação terrestre.

O cometa muda de posição diariamente mas em pequena escala, a medida que vem se aproximando da órbita da Terra. Veja a diferença na previsão de alguns dias, nas noticias aqui do A11 sobre ele.

Um abraço.


Bitil

07/02/2009
13h13
Grande e sábio Cosmonauta.

E sem esta de dizer que não, pois você e a Gilda são pessoas que eu aprendi a respeitar por causa da dedicação em querer esclarecer as minhas duvidas e as duvidas de muitos. E eu agradeço por isso. Mas voltando ao assunto do fórum. Parado eu sei que ele não fica grande Cosmonauta. Exemplo: Quando uma aeronave faz uma determinada manobra aérea e a visão humana fica alinhada ao reflexo do farol desta aeronave, a impressão que fica é a de que ela esteja sem movimento. E se deslocarmos o corpo devagar para uma posição diferente, pouca coisa ou nada mudaria neste momento. O farol seria o cometa e a pessoa a terra, certo? Pois bem, devido a sua grande distância da terra, eu imaginei que o cometa C/2007 N3 em seu deslocamento pelo espaço, não iria sofrer uma grande mudança em relação à terra. É mais ou menos isso. Valeu!

Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O acaso não existe; o que chamamos de acaso é o efeito de uma causa que não conhecemos" - Voltaire