Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

Paulo

18/03/2009
19h37
Água Marciana
Categoria: Astronomia e Astrofísica

O geocientista brasileiro Nilton Rennó, professor do Departamento de Ciências Atmosféricas, Oceânicas e Espaciais da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, disse ter encontrado evidências para dizer que a água existe no planeta em estado líquido, e não só congelada.

Com base em fotos tiradas em datas diferentes pela sonda marciana Phoenix, ele diz que bolsas de água salgada encontradas em uma das pernas da Phoenix deslizaram, escorreram ou se fundiram à medida que os dias ficavam mais quentes.

Foi detectado que essas esferas de água cresceram apenas nos primeiros 44 dias da missão, quando a temperatura estava mais alta --durante esse período, praticamente não houve formação de gelo nos locais próximos à sonda.

Depois, conforme Marte apresentava dias mais frios, ocorreu o movimento contrário, com diminuição das bolsas de água. Isso não é consistente com a ideia de que o que foi visto foram partículas de gelo, porque elas deveriam crescer quando fica mais frio.

Fonte: Folha Online - Seção Ciência e Saúde - 18/03/09.

Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ningém que não entenda." - Cecília Meireles