Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

cosmonauta

21/05/2009
18h53
Hubble e Atlantis
Categoria: Satélites e Ciências Espacias

Olá amigos.

Não sei se mais alguém acompanhou, mas foi a única (e última) oportunidade de assistir ao vivo a passagem das 2 naves ao mesmo tempo. O Hubble foi visitado pela última vez para reparos.

Na órbita de passagem de hoje, das 18,14hs até 18,24 hs, tendo acompanhado a posição das duas naves (pelo n2yo), consegui observar claramente as 2 ao mesmo tempo com diferença de uns 40 segundos entre elas.

A nave Atlantis tem seu brilho bem mais acentudo que o Hubble, sendo que ontem ao passarem juntos o brilho total foi semelhante a Sirius, ainda mais ao dar um Flare. E olhem que aqui ainda era dia, começando a escurecer. Abraços.


PRFurlan

22/05/2009
16h14
Olá,

A nave Atlantis está para pousar hoje (22) ou amanhã (23), dependedo do tempo. vocês sabem a que altura ela se encontra neste momento? (dia 22, às 16:00 horas).

Abraços à todos.


CHM

22/05/2009
20h43
Realmente ver os 2 ao mesmo tempo foi no mínimo incrível.Pensar que não irá se repetir dá até saudade, mais uma bela história para contar aos futuros filhos e netos que consegui fazer parte da minoria que viu o último conserto do telescópio hubble e ver junto a atlantis cruzarem o céu juntas.

São coisas assim que me motivam a levantar cedo de madrugada, passar frio ( as vezes com 7 graus) só para acompanhar essas passagens, seja do hublle ou da iss ou flares e por incrivel que pareça meu dia parece que fica melhor depois que conseguir observar.

Um grande abraço a todos e vamos acompanhar o pouso da atlantis que foi adiado para amanhã


Isidio

22/05/2009
21h25
Se eu soubesse que ia ser incrível assim, tentaria filmar, mas só depois que os dois passaram é que caiu a ficha.

Mas talvez algum dia tenhamos uma outra oportunidade, acho que o Hubble não vai ser aposentado tão cedo, pode ser que a Nasa ainda faça uns consertinhos nele daqui uns anos.

Imaginem o show que deve ser ver a iss e a atlantis próximo um do outro, o estranho que quando isso acontece, difcilmente passam aqui por cima da gente, por que será?


cosmonauta

23/05/2009
01h58
Olá PRFurlan e demais amigos.

A Atlantis ao desacoplar do HST, entra numa órbita eliptica variando de 300 a 550 km de altura aprox,

Tenho acompanhado as duas ao mesmo tempo em "n2yo" com previsões de passagem muito bem elaboradas em gráfico.

Fiquei hoje sem computer (deu pane) e deixei de ve-las passarem novamente à tarde, pensei que a Atlantis tivesse pousado. Tivemos a sorte de te-las passando em nossa região durante o "acasalamento", o que dificilmente acontece com a ISS e os Shuttles.

Abraços.


cosmonauta

23/05/2009
14h01
Olá amigos

Podemos ainda hoje observar a passagem das naves nesta noite, o HST a partir das 18,17 hs e o Shuttle Atlantis a partir das 18,25 hs. Um intervalo de 14 minutos entre as duas passagens.

Melhor ponto de observação, será em toda região Sul.

Tudo isso após dois adiamentos para seu regresso, devido ao mau tempo reinante em Cabo Canaveral, na Flórida.

Se não der para descer amanhã, poderá ainda ficar para segunda feira, quando esgota os alimentos a bordo para os tripulantes. Vamos torcer para que tudo ocorra bem.

Abraços.


cosmonauta

23/05/2009
18h06
olá amigos

Na realidade, me desculpem, o horário de passagem do Hubble, inicial de hoje é 18,11 hs e não 18,17 como apareceu.


CHM

23/05/2009
19h26
e ai cosmonauta! Aqui no RS deu pra ver novamente a Atlantis com seu belo brilho no céu, só perdi a passagem do hubble não consegui chegar em casa a tempo.

To achando estranho esses adiamentos poderá ficar pra segunda se não conseguirem pousar na Flórida amanhã, sendo que na Califórnia teriam condições de pouso. O que seria a NASA gastar 1 milhão de dólares a mais pra deslocar a Atlantis até a Flórida, esse dinheiro pra eles é troco são capazes de nem conseguirem tomar um sorvete espacial com 1 milhão.

Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A avareza e a cobiça do poder não são paixões - são medo." - Carl Ehrensvard