Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

Gabriel

13/06/2009
14h35
Sobre o Hubble e outros telescópios
Categoria: Satélites e Ciências Espacias

Olá pessoal,me passou pela cabeça uma coisa que venho me perguntando desde que instalei o Celestia,o Hubble,ele fica em órbita da Terra,certo? Ok,mas como o Hubble consegue focar os mais distantes astros,se ele está numa velocidade maior que a do som?? Se ao menos os telescópios amadores, não conseguem fixar um objeto direito?

Abraço a todos


cosmonauta

14/06/2009
00h20
Olá Gabriel.

Já ouviu falar em Sincronismo?

Embora o Complexo Hubble circula a Terra em altíssima velocidade, o foco do seu telescópio fica automaticamente fixo, em relação a um ponto no espaço a ser pesquisado.

Isso se consegue tendo uma estrela distante como ponto de referencia. Foca-se uma antena ou uma lente na emissão de luz dessa estrela e esse sinal automatizado pelos computadores de bordo mantem os pontos focados em pesquisas, totalmente sincronizados e fixos.

Usa-se esse conceito de referencia, também nas viagens interplanetárias como foi nas naves Voyager e Pioneer, que chegaram aos confins das órbitas de planetas conhecidos. Um tanto complexo mesmo!

Abraços.

Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates