Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

Aldebarã

24/01/2010
12h06
Pequeno objeto visto hoje 24/01/2010
Categoria: Satélites e Ciências Espacias

Moro em Porto Alegre (RS) e hoje por volta das 10hs da manhã visualizei mais ao norte do céu um objeto brilhante muito parecido com uma estrela, imóvel e com um brilho intenso. O céu está limpo aqui e temos um dia de sol, mesmo assim se fazia presente e várias pessoa observaram porém não conseguimos definir o que poderia ser. Alguém pode ajudar?

wendel

27/01/2010
00h09
Cara eu tenho uma sugestão pelo fato de venus está ao lado do sol ele não pode ser visto a noite mas quando o brilho do sol não está muito intesso ele pode ser visto fassa um teste se vc já souber oque e azimute e elevação procure saber em que posição venus está e qual o horario seria possivel ver ele depois vc cheque as coordenadas e veja se é mesmo mas pra isso esse objero terá que permanecer por um bom tempo

cosmonauta

27/01/2010
02h57
Venus se encontra agora do outro lado do Sol, podendo ser visto apenas através do telescópio SOHO.

Clique em "Atividade Solar" na página inicial do Apolo11, para observá-lo.

Como nenhum outro planeta seja visível durante o dia, resta pensarmos em se tratar de um balão.

Em minha cidade a quase 10 anos atrás, fomos surpreendidos por um objeto brilhante no céu, a grande altitude e que parecia parado, apenas à tarde se deslocou muito lentamente. Na verdade era um balão desses que o INPE de São José dos Campos, costuma soltar, para pesquisas. Um abraço.


noite

27/01/2010
12h57
cara eu chutaria um palpite que pode ser a estrela capella e a estrala alfa da castelaçao e o que ue acho ja que era imovel t+++++

Hellraiser

27/01/2010
17h30
Capella não poderia ser, pois, encontrava-se nesta data e horário, abaixo do horizonte (simulado no software "Stelarium").

Concordo com o colega cosmonauta.


Aldebarã

28/01/2010
13h59
Agradeço a todos que comentaram mas com todo respeito não tinha nenhum aspecto de balão, mas sim o de uma estrela! Pelo brilho, pelo tamanho e localização, (parecia colado no céu) pelo tempo em que ficou imóvel... só posso pensar em se tratar de um planeta mesmo...

Hellraiser

28/01/2010
20h33
Aldebarã, já houve ocasiões em que o planeta Vênus foi observado mesmo de dia, quando atinge seu máximo brilho.

Nesta data e horário, Vênus estava próximo do Sol, portanto, impossível de ser visualizado.

Estrelas que podem ser vistas a olho nú durante o dia, são coisas raras de se acontecer, somente se forem explosões de supernovas que podem ser observadas durante um tempo.

Nesta data e horário, a única estrela de grande magnitude (brilho) que estava nesta posição era VEGA, mas, impossível de se ver pela difusão da luz solar na atmosfera e os planetas, somente Jupiter a Leste, Saturno a Oeste e Mercúrio no Zênite, além de Vênus junto aos Sol, estavam posicionados no céu.

Penso que poder ser reflexo da luz solar em um satélite geoestacionário, mas isso é só um palpite.


evanir

29/01/2010
00h28
sera um aviao sera um meteoro sera um balao.. nao nao com certeza era o super homem 15.....
Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O segredo em negócios é saber alguma coisa que mais ninguém sabe." - Aristóteles Onassis