Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

Ricky11

12/04/2010
19h10
"Projeto Galiileo" (Fase implementação)
Categoria: Satélites e Ciências Espacias

Uma das principais vantagens do Galileo frente a outros sistemas é a sua capacidade de oferecer um sinal garantido de elevada precisão para serviços de alta qualidade. Abre possibilidades completamente novas e inovadoras para aplicações móveis e de precisão como, por exemplo, nos mercados do transporte e das telecomunicações, que melhorarão os rendimentos das atividades baseadas nelas. O Galileo ampliará os serviços de procura e resgate em tempo real, baseados em balizas automáticas que sinalizam o lugar em que ocorre a emergência melhorando de forma global as operações de resgate em cooperação com o sistema mundial COSPAS –SARSAT.

Ricky11

12/04/2010
23h07
O COSPAS-SARSAT é um sistema internacional que envolve o uso de satélites para detectar e localizar balizas de emergência instaladas em navios (EPIRB) em aeronaves(ELT), ou transportadas por grupo de pessoas ou indivíduos (PLB). Trata-se de um serviço humanitário, com bases não discriminatórias, e livre de custos aos usuários.

No Brasil o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) é o órgão central do Serviço de Busca e Salvamento Aeronáutico e a Agência Nacional para representar o país junto ao Programa COSPAS-SARSAT, competindo-lhe normatizar e supervisão a operação do sistema nacional.

A operação do sistema fica a cargo do Centro de Controle de Missão Brasileiro (BRMCC) que está sediado no Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Trafego Aéreo (CINDACTA I), onde estão instalados os meios necessários para a gerência e controle operacional do sistema. Os demais elos integrantes do sistema nacional estão localizados em Manaus, Recife e Brasília, permitindo ao Brasil a cobertura total de sua área de responsabilidade de Busca e Salvamento.

O sistema Cospas-Sarsat consiste em uma rede de Satélites russos (COSPAS) e americanos (SARSAT), Estações Rastreadoras de Satélites(LUT), Centros de Controle de Missão (MCC) e Centros de Coordenação de Salvamento (RCC).

Quando uma baliza de emergência é ativada, o sinal passa a ser recebido por um satélite que imediatamente o retransmite à Estação Rastreadora de Satélites(LUT). A LUT calcula a posição de do sinal, gerando uma informação de coordenadas geográficas.

Esta posição é transmitida a um MCC onde são adicionados dados de identificação e outras informações sobre o navio ou aeronave.

O MCC transmite uma mensagem de alerta para o Centro de Coordenação de Salvamento (RCC) para que este acione os recursos de salvamento.

Espero que possa trazer um pouco de informação, o link é:

http://www.anac.gov.br/arquivos/pdf/ELT%20406MHz/folderBRMCC.pdf

Espero que gostem!

Boa pesquisa a todos.

Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A gente só diz sim ou não no casamento e, ainda assim, às vezes erra." - Itamar Franco