Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

labressiani

15/04/2010
21h34
Pergunta que parece Boba mas tem fundamentos
Categoria: Satélites e Ciências Espacias

Com a perda de ferramentas no espaço a estação espacial pode correr algum risco dela vir se chocar , e a nasa tomou medidas para que nada escape dos astronautas quando estão trabalhando fora da nave ? e uma curiosidade quando os astronautas soltam algum objeto dentro da nave este objeto não corre o risco de acionar algum dos botões da nave causando um risco ?

Niltoncica

15/04/2010
23h23
Olá, como as ferramentas e objetos que acidentalmente se perdem estão em mesma direção orbital, um choque não seria tão destrutivo como um de orbita em qualquer outra direção, mas em se tratando de NASA , com certeza tudo é verificado, existem detectores que captam a presença de objetos de até um determinado tamanho, se for muito pequeno ele não detecta, a ISS te revestimento de todos os modulos e junções, e também tem um controle orbital muito rigoroso, ou seja, sempre são fitos ajustes para manter a orbita certa, já os objetos perdem altitude aos poucos pois existe perda de velocidade pela simples colisão com pequenas particulas, até que os objetos, ferramentas se insinerem na atmosfera. Os astronautas tomam muito cuidado com a organização e fixação de tudo que possa ficar vagando pela ISS ou onibus espacial, mas um comando desse tipo eu creio que seja muito dificil, pois todo comando tem um procedimento padrão e geralmente é feito e supervisionado pelos controladores em terra, é dificil apertar um botão e acontecer uma tragédia etc.. , pois é necessário seguir todo um protocolo e são feitas autorizações digitais para que o dado comando realmente se cumpra.

cosmonauta

15/04/2010
23h37
Labressiani

A maleta de ferramentas que escapou das mãos da astronauta, começa a se distanciar aos poucos da ISS, isto é, ficando para trás e perdendo altura.

Assim não corre risco de atrapalhar na rota da estação.

Veja que a estação é elevada em altitude diversas vezes ao ano, com os propulsores das naves acopladas, pela perda de altitude devido ao arrastro nas raras camadas da atmosfera ali existente.

E a maleta, sem controle algum, apenas monitorada pela NASA com poderosos telecópios e radares, continua em queda livre e contínua.

Dentro da ISS, por falta de gravidade os objetos e as pessoas não sofrem pressões bruscas, tudo anda (voa) bem devagar mesmo, basta ver os vídeos. E também não deixam as coisas tão bagunçadas assim, né! A segurança sempre em primeiro lugar.

Um abraço.


labressiani

16/04/2010
23h01
gostei das explicaçoes

obrigado

Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ningém que não entenda." - Cecília Meireles