Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Exploração Espacial
Segunda-feira, 18 mar 2013 - 07h01

Jipe-Robô Curiosity registra impressionante paisagem marciana

À primeira vista a paisagem lembra uma enorme duna daquelas existentes nos desertos da Terra, mas que na verdade é uma gigantesca montanha que se eleva a 5 mil metros de altura acima da cratera Gale onde o jipe Curiosity está trabalhando desde que pousou em Marte em agosto de 2012.

Monte_Sharp_em_Marte

Diferente do que se possa pensar, esta impressionante visão panorâmica não foi feita com um simples clique como nas máquinas fotográficas convencionais. Ela foi obtida a partir de dezenas de fotos capturadas pela lente de 100 milímetros instalada no topo do mastro do jipe-robô Curiosity.

As cores da cena também não são aquelas que veríamos se estivéssemos em Marte. Elas foram balanceadas para tornar o céu mais azul e mostrar as cores do terreno parecidas com a paisagem terrestre. Isso é feito para que os pesquisadores possam reconhecer visualmente os materiais rochosos baseado na experiência de observações feitas aqui na Terra. Sem o balanceamento de branco, como é chamado o processamento, o céu marciano pareceria tingido de caramelo.

Monte Sharp cores balanceadas
Clique para ampliar

A cena foi registrada no 45º Sol (dia marciano) da missão Curiosity, em 20 de setembro de 2012.

As planícies mais baixas do Monte Sharp é o principal alvo do jipe-robô, mas deverá passar um bom tempo na região conhecida como Baía Yellowknife, onde foram encontradas evidências bastante favoráveis à existência de vida microbiana no passado marciano.


Monte Sharp cores modo raw
Clique para ampliar


Mast Camera (MastCam)
A Mast Camera (MastCam) é montada sobre o mastro do robô e tem capacidade de fotografar em 3D em 8 comprimentos de onda diferentes dentro do espectro visível. Sua resolução é de 1600×1200 pixels e também pode fazer vídeos em alta-definição. Uma das câmeras, a Medium Angle Camera (MAC) tem distância focal de 34 mm, com ângulo e abertura de 15 graus, com capacidade de resolver 22 cm/pixel a 1 km de distância.

Curiosity Mast cam
Clique para ampliar

A outra câmera é a Narrow Angle Camera (NAC), com distância focal de 100 mm e campo de visão de 5.1 graus. Sua capacidade de resolução é de 7.4 cm/pixel a 1 km.

Conheça algumas câmeras a bordo do jipe Curiosity



Fotos: No topo, recorte parcial da imagem panorâmica do Monte Sharp. As imagens seguintes mostram as fotos panorâmicas. A primeira com o balanço de branco e a segunda a imagem bruta em formato JPEG. Acima, detalhes da Mast Camera. Créditos: NASA/JPL, Apolo11.com.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Um tolo com instrução é um tolo maior que um com falta dela." - Benjamim Franklin