Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Exploração Espacial
Segunda-feira, 28 jan 2013 - 09h42

Jipe-Robô comemora nove anos e envia cartão postal de Marte

Ao mesmo tempo em que a cidade de São Paulo completava 459 anos, bem longe da metrópole um outro personagem também comemorava. No dia 25 de janeiro de 2004 o jipe-robô Opportunity descia no solo marciano para uma missão de apenas três meses, mas há 9 anos continua funcionando impecavelmente!

Paisagem Marciana Matijevic Hill
Clique para ampliar

Desde que pousou na superfície do Planeta vermelho, o jipe-robô Opportunity não parou de explorar as feições geológicas e o clima de Marte. Até o dia 25 de janeiro de 2013 o rover já tinha percorrido aproximadamente 35 km em solo marciano e enviado à Terra quase 177 mil imagens, que ajudam milhares de pesquisadores a entenderem melhor os mistérios do planeta.

Logos nos primeiros dias de exploração, Opportunity fez importantes descobertas, entre elas a identificação dos meteoritos extramarcianos encontrados na região de Meridiani Planum e também das chamadas blueberries, hematitas esféricas encontradas próximas à borda da cratera Eagle.

jipe Opportunity

Em abril de 2004, o jipe atingiu a cratera Endurance, que ficou conhecida devido às diversas camadas de rochas. O robô contornou toda a cratera e ali fez inúmeras observações importantes. Em 2006, passou mais de dois anos estudando de perto a cratera Victória e em 2011 chegou aos limites da cratera Endeavour para novos experimentos.

Valente, em 2007 o jipe sobreviveu às intensas tempestades de areia que também castigaram o rover Spirit. As tormentas tiveram início em junho de 2007 e a gigantesca quantidade de poeira em suspensão impediu que os painéis solares recarregassem as baterias. Para poupar energia a Nasa instruiu o robô a manter contato com o JPL apenas a cada três dias.

Tempestade marciana
Clique para ampliar

A tormenta começou a enfraquecer apenas em 7 de agosto, quando o nível das baterias havia atingido o nível mais baixo desde que o jipe havia pousado no planeta. Entretanto, com a diminuição da poeira, lentamente as baterias começaram a recarregar e o jipe voltou às operações.

Atualmente, Opportunity trabalha na área de Matijevic Hill, de onde gentilmente mandou para os leitores do Apolo11 o cartão postal visto no topo do artigo. Feliz Aniversário Opportunity!


Artes: No topo, região de Matijevic Hill, área de estudos atual do valente robô. Acima, mosaico mostra as condições do céu durante a tempestade de poeira de 2007 e que por dois meses impediu que o Opportunity recarregasse suas baterias. Créditos: Nasa/JPL, Apolo11.com.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O acaso não existe; o que chamamos de acaso é o efeito de uma causa que não conhecemos" - Voltaire