Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Exploração Espacial
Terça-feira, 6 out 2009 - 07h25

Jipe-robô Opportunity encontra outro meteorito no solo marciano

A sonda espacial Opportunity descobriu na superfície de Marte uma rocha que aparentemente trata-se de um novo meteorito. A imagem da pedra perdida no imenso deserto marciano foi divulgada pela agência espacial americana (Nasa).


Clique para ampliar

A rocha tem 47 cm de comprimento e foi batizada pelos cientistas de “Shelter Island” (ou ilha do refúgio). A sonda Opportunity se aproximou 28 metros e meio da rocha para avaliar sua composição e capturar imagens mais precisas.

No último dia 11 de setembro, a Opportunity encontrou um outro grande meteorito nas areias de Marte. Medindo 60 cm de diâmetro recebeu o nome de “Block Island”. Na ocasião, o robô se aproximou 700 metros do meteorito.

A Opportunity explora a superfície do planeta vermelho desde 2004.


Foto: Imagem panorâmica feita pela câmera do jipe-robô mostra a rocha a poucos metros da sonda. Os elementos na parte inferior da cena são parte dos painéis solares do robô. Crédito: NASA/JPL-Caltech







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ningém que não entenda." - Cecília Meireles