Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Exploração Espacial
Quarta-feira, 22 set 2010 - 11h08

Marte: Jipe Opportunity está prestes a explorar possível meteorito

O jipe-robô Opportunity, que explora o planeta Marte desde janeiro de 2004 está prestes a fazer um novo experimento. Após caminhar 81 metros desde 16 de setembro, o robô está agora a apenas 31 metros de uma rocha escura, que segundo os pesquisadores pode ser os restos de um meteorito que se chocou contra o Planeta Vermelho.

Meteorito em Marte
Clique para ampliar

"Essa cor escura, textura arredondada e o modo como está assentado na superfície faz essa pequena rocha parecer um meteorito de ferro", disse Matt Golombek, cientista-chefe da missão Oppotunity junto ao Laboratório de Propulsão a Jato, da Nasa.

Desde que entrou em operação, Opportunity já encontrou quatro meteoritos de ferro na região de Meridiani Planum e as análises feitas pelo próprio equipamento forneceu importantes informações sobre a atmosfera marciana e dos próprios meteoritos.

Batizada de "Oileán Ruaidh" (pronuncia-se ai-len ruah), em homenagem a uma ilha ao largo da costa noroeste da Irlanda, a rocha foi recém-descoberta e as primeiras estimativas apontam que tenha cerca de 45 centímetros de largura a partir do ângulo em que foi vista pela primeira vez. Agora, os pesquisadores deverão se aproximar ainda mais e iniciar as primeiras análises dentro de alguns dias.

A exploração do jipe Opportunity é uma das mais bem sucedidas missões planetárias. O jipe já percorreu 23.3 quilômetros no solo marciano e somado à expedição de seu irmão gêmeo Spirit, a exploração marciana detêm o recorde de 31 quilômetros de trilhas percorridas.


Foto: Utilizando a câmera de navegação panorâmica, o jipe-explorador Opportunity fez essa imagem da rocha, que de acordo com os cientistas pode ser constituída de ferro. No fundo, parte da borda da cratera Endurance serve de moldura para a cena registrada. Crédito: NASA/JPL-Caltech/Cornell University.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O diabo é um otimista se pensa que pode fazer as pessoas piores do que são. " - Karl Kraus