Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Exploração Espacial
Segunda-feira, 16 mai 2005 - 09h28

Robô Opportunity encalha e enfrenta seu maior problema

Pasadena (EUA) - O robô Opportunity está enfrentando seu maior desafio desde que chegou a Marte, em janeiro de 2004, segundo a Nasa. O pequeno jipe está encalhado numa duna de areia há duas semanas, e as manobras para fazê-lo sair estão sendo difíceis e arriscadas.

Engenheiros passaram esta semana simulando, nas instalações do Laboratório de Propulsão a Jato na Califórnia, as condições em que o Opportunity se encontra para tentar elaborar um plano de retirada.

Na quarta-feira ele começaram a enviar instruções para pequenos movimentos, buscando liberar algumas das seis rodas que estão envolvidas pelo solo seco e granulado.

O Opportunity estava numa viagem planejada de 88 metros através de uma planície quando, na altura dos 39 metros atingiu uma duna de aproximadamente 30 cm de altura. Como as rodas começaram a patinar, os engenheiros ordenaram marcha à ré, mas então o robô parou.

"Marte nos surpreende regularmente, e esta foi uma das grande surpresas", comentou o gerente da missão dos robôs em Marte, Jim Erickson.

Ele informou que, enquanto permanece encalhado, o Opportunity continua colhendo imagens. A viagem por aquele local tem o objetivo de localizar rochas que estiveram cobertas pelo solo.

Este é o primeiro problema grave enfrentado pelo Opportunity, mas seu irmão gêmeo, o Spirit, que atua do outro lado de Marte, já teve uma roda - a primeira do lado direito - travada em junho do ano passado. Uma manobra de ré permitiu sanar o problema.

Na foto acima, engenheiros da NASA simulam inspeção do Jipe.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A avareza e a cobiça do poder não são paixões - são medo." - Carl Ehrensvard