Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Astronomia
Sexta-feira, 9 mar 2007 - 17h37

Plutão é planeta de novo !

Após sua descoberta em 1930, Plutão permaneceu com status de planeta durante 75 anos, até que em 24 de agosto de 2005 a União Astronômica Internacional o rebaixou à categoria de planeta-anão, já que não preenchia alguns critérios para ser considerado planeta.

A decisão dos membros foi contestada por uns e aprovada por outros, mas a maior parte da população ficou indignada com o rebaixamento, já que historicamente Plutão sempre desfilou nos livros escolares entre os planetas oficiais do sistema solar.

Mas se astronomicamente Plutão é considerado um planeta-anão, juridicamente ele ainda tem esperanças.

Pelo menos no Estado americano do Novo México, Plutão pode, sem medo, ostentar o seu antigo título sem constrangimento. Uma lei, aprovada ontem naquele Estado confere a Plutão o título de planeta solar e estabelece o dia 13 de março como o Dia do Planeta Plutão.

A decisão do governo do Novo México foi baseada na tradição histórica, em seu sistema de luas e também pelo fato de ter sido ali que durante muito tempo viveu seu descobridor, o astrônomo norte-amerciano Clyde Tombaugh.

E você, o que acha? Gostaria que Plutão voltasse à ser um planeta como antigamente? Então assine nosso abaixo-assinado, exigindo que o pequeno planeta volte a ter o status de outrora. Clique aqui !

Fotos: No alto da página vemos uma concepção artística de Plutão. Na seqüência Clyde Tombaugh, descobridor do planeta em foto de 1996, um ano antes de sua morte.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O diabo é um otimista se pensa que pode fazer as pessoas piores do que são. " - Karl Kraus