Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Astronomia
Sexta-feira, 17 ago 2018 - 10h48

Fica a dica: Júpiter e Zubenelgenubi se tocam e dão show no céu noturno!

Se você olhar para o céu noturno esta noite, verá um encontro fantástico: a Lua próxima de Júpiter. Mas o mais legal mesmo é notar um pontinho bem brilhante, quase colado em Júpiter. É Zubenelgenubi, a estrela mais brilhante da constelação de Libra.

Conjuncao de Jupiter com estrela Zubenelgenubi
Zoom na conjunção celeste entre Júpiter e estrela Zubenelgenubi. Um verdadeiro show!

A cena será um verdadeiro deleite para os amantes do céu e poderá render muitos cliques fantásticos.

Júpiter brilha muito forte, na magnitude de -2 e se localiza neste momento a 814 milhões de km. Zubenelgenubi, por sua vez, é uma estrela. Sua magnitude é de 2.75 e se localiza a 75.8 anos-luz, cerca de 685 trilhões de quilômetros. Ela é bem menos brilhante que Júpiter, mas ainda assim forte o suficiente para criar um belo impacto visual.

Observar essa conjunção celeste é algo imperdível e se você tiver a mão um binóculo de boa qualidade o espetáculo será ainda mais legal. Com ele poderá ver as quatro lua de Júpiter - Calisto, Io, Europa e Ganimedes e uma estrelinha bem pequena, quase colada em Zubenelgenubi, a Alpha 1 de Libra ou HIP 72603, situada um pouco mais perto, a 74.94 anos-luz, ou 674 trilhões de quilômetros, quase ali na esquina.

Largue o WhatsApp, Facebook, Twitter, Tinder, Instagram. Olhe para a janela e curta algo muito mais interessante. #FicaaDica







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates