Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Tecnologias
Sexta-feira, 18 mai 2018 - 10h44

Não perca: Estação Espacial internacional estará visível sexta à noite!

A Estação Espacial Internacional, ISS, cruzará oito estados brasileiros nesta noite de sexta-feira e poderá ser vista bem brilhante em quase toda a faixa leste do país. Não perca esta chance. Chame os amigos, os vizinhos e o cachorro pra verem!

Passagem da Estacao Espacial
Trajeto que a Estação Espacial Internacional fará na noite de sexta-feira, 18 de maio 2018.

O horário para observar o complexo espacial será entre 17h53 e 18h02. Na maioria das capitais e cidades da faixa leste do país a nave será vista como um forte ponto brilhante, seguindo do sudoeste para o nordeste.

Em São Paulo, a ISS atingirá o ápice da passagem às 17h57, cruzando a capital a 64 graus de elevação. Em Salvador a passagem será ainda melhor, com a ISS quase no zênite às 18h00, a 73 graus de elevação.

O mapa acima mostra o trajeto que a Estação Espacial fará nesta noite de sexta-feira.

Para rastrear em tempo real a Estação Espacial e saber com exatidão o horário de passagem sobre sua cidade, recomendamos nosso site de rastreio de satélites e lixo espacial SATVIEW. Clique aqui para rastrear.


Vendo Satélites
O complexo espacial orbita a Terra a 400 km de altitude, completando cada volta a cada 92 minutos. Normalmente, a Estação passa praticamente despercebida, seja porque é de dia e é ofuscada pelo brilho da atmosfera ou porque é de noite, quando os raios de Sol não atingem sua estrutura e portanto não pode ser vista.

Em algumas situações, entretanto, diversos satélites podem ser vistos após o pôr-do-Sol ou antes da alvorada.


Para que um satélite possa ser observado diretamente é necessário que a luz do sol atinja sua estrutura e seja refletida até nossos olhos. Para que isso oconteça é preciso que os seguintes fatores estejam ocorrendo ao mesmo tempo:

1 - Céu escuro: deve ser noite no local da observação
2 - Altura do Sol: o disco solar deve estar entre 10 e 25 graus abaixo da linha do horizonte
3 - Satélite iluminado: os raios de Sol devem estar atingindo diretamente o satélite
4 - Ângulo de elevação: o satélite deve estar pelo menos 25 graus acima do horizonte

Quando estas quatro condições forem satisfeitas dizemos que o satélite estará potencialmente visível quando da sua passagem por nossa estação.

Isso significa que tecnicamente poderá ser visto mas outros fatores poderão influenciar em sua observação, entre eles o tamanho do satélite, seu material de revestimento e as condições atmosféricas no local da observação.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Um tolo com instrução é um tolo maior que um com falta dela." - Benjamim Franklin