Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Tecnologias
Quarta-feira, 10 abr 2019 - 11h19

Tudo pronto para sonda israelense pousar na superfície da Lua!

Se tudo ocorrer como planejado, a sonda israelense Beresheet tocará a superfície da Lua na tarde quinta-feira. Será um momento histórico e colocará o país como a quarta nação do mundo a pousar um objeto no solo lunar.

Lua vista pela sonda israelense Beresheet
Lua vista pela sonda israelense Beresheet

O pouso da sonda Beresheet ocorrerá no Mar da Serenidade (Mare Serenitatis) em algum momento entre 16h00 e 17h00 BRT.

Beresheet, que em hebreu significa "No Começo" foi lançada em 21 de fevereiro de 2019 a bordo de um foguete Falcon 9 da empresa SpaceX Falcon 9. Toda a missão é custeada pela organização sem fins lucrativos SpaceIl.

Em 4 de abril a nave realizou uma operação crucial, quando o disparo de retrofoguetes durante seis minutos reduziram a velocidade da nave para 997 km/h, o suficiente para que a gravidade da Lua capture o artefato, impedindo que "passe batido" pela Lua.

Sonda israelense Beresheet
Sonda israelense Beresheet

Atualmente, Beresheet está orbitando a Lua em uma orbita elíptica de 9998 x 499 km. O objetivo agora é colocar a sonda em uma orbita circular de 200 km acima da superfície, até que inicie o processo de descida.

Após a confirmação de que tudo está ok, os engenheiros enviarão um comando para Beresheet e a partir daí todo o processo de descida será automático.

Durante o processo, instrumentos medirão a altitude até o solo. Quando a nave estiver a apenas 5 metros do regolito, os retrofoguetes serão cortados e a nave descerá em queda livre. Essa é a parte crucial da missão e é recheada de riscos, uma vez que nunca foi testada anteriormente, a não ser em simuladores.

A bordo da Beresheet há uma câmera de alta-resolução e outros instrumentos científicos, além de valores simbólicos como uma cápsula do tempo contendo fotos e artefatos culturais, incluindo uma cópia da Bíblia gravada em um disco do tamanho de uma moeda.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Aquele que ama a si próprio não tem rivais" - Cíçero