Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria:
Quarta-feira, 7 fev 2018 - 08h29

Vídeo: Space-x lança superfoguete e envia carro elétrico a Marte

Em uma demonstração de grande capacidade tecnológica, a empresa americana SpaceX cumpriu o que prometeu e lançou ao espaço o poderoso foguete Falcon Heavy. No topo do foguete, a empresa embarcou seu carro Tesla Roadstar, que chegará a Marte nos próximos meses.

Starman a bordo do veiculo Tesla Roadster
Boneco motorista Starman a bordo do veículo Tesla Roadster, lançado a bordo do foguete Falcon Heavy.

Considerado o mais poderoso foguete do mundo, depois do Saturno V, da NASA, o Falcon Heavy ganhou altura a partir da plataforma 39A do Kennedy Space Center, a mesma base de lançamentos de onde partiam as missões Apollo e os ônibus Espaciais. O lançamento ocorreu às 20h45 UTC (18h45 pelo Horário de Brasília) de 6 de fevereiro e foi retransmitido ao vivo pelo Apolochannel.

Com 70 metros de altura, o Falcon Heavy é o maior foguete do mundo em atividade. Seu primeiro estágio é alimentado por três propulsores primários baseados no Falcon 9 em paralelo a 27 motores do tipo Merlin. Esse conjunto é capaz de produzir mais de 2 milhões de quilogramas-força (23 mil kilonewtons), o equivalente à propulsão de dezoito aviões do tipo 747.

Com toda a essa força, o Falcon Heavy é capaz de levar até 64 toneladas de carga, o dobro da capacidade do competidor Delta IV Heavy, construído pela também estadunidense United Launch Alliance.


Assista ao vídeo

Depois do lançamento, os propulsores foram recuperados e serão usados em outras missões.

Carro em Marte
Embora as características e potência do Falcon Heavy sejam de fato o chamariz principal para os possíveis parceiros comerciais, o que chamou a atenção durante e após o lançamento foi a carga útil levada pelo foguete, nada menos que o carro elétrico Tesla Roadstar, pertencente ao proprietário da Tesla e também da SpaceX, Elon Musk.


Lancamento do Foguete Falcon Heavy, em 6 de fevereiro de 2017. Falcon Heavy e o mais poderoso foguete da atualidade, capaz de levar 64 toneladas de carga ao espaco.
Lançamento do Foguete Falcon Heavy, em 6 de fevereiro de 2017. Falcon Heavy é o mais poderoso foguete da atualidade, capaz de levar 64 toneladas de carga ao espaço.


O carro foi lançado ao espaço junto de um motorista-boneco e dentro de seis meses deverá chegar ao Planeta Vermelho, onde permanecerá em orbita por milhares de anos.

Segundo anúncio da Tesla, o Roadster ganhará um "upgrade" em 2020 e terá uma bateria capaz de fornecer até 1 mil km de autonomia.

Essa é a quarta vez que uma missão espacial leva carros elétricos para fora do planeta. As outras três vezes os carros foram levados à Lua, durante as missões Apollo na década de 1970.

Liderança Espacial
Naturalmente, o objetivo do Falcon Heavy não é colocar carros no espaço. O veículo deverá transportar cargas úteis muito mais pesadas, como por exemplo, satélites de comunicação, a um custo estimado de US$ 90 milhões por lançamento, o que colocará a SpaceX na vanguarda por esse tipo de trabalho.

SpaceX
A empresa SpaceX foi fundada há 16 anos, em 2002, pelo empresário Elon Musk e tem como objetivo inicial a redução de custos do transporte espacial. Além disso, a empresa promete que será a primeira a colonizar o planeta Marte.

Em 2017, Musk anunciou que a SpaceX havia sido contratada por dois empresários para enviá-los em uma trajetória de retorno livre em torno da Lua, o que pode indicar que a empresa se torne a primeira do ramo do turismo espacial.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Nada é pequeno demais para uma criatura tão pequena quanto o homem" - Samuel Johnson