Apolo11.com - Imagens de satélite, tecnologia e fenômenos naturais



ROBÔ SPIRIT POUSA COM
SUCESSO EM SOLO DE MARTE
04/01/2003 - Pasadena, Califórnia - Exatamente às 04h35 UTC (02h35 hora de Brasília) o robô norte-americano de exploração Spirit pousou em solo marciano, exatamente no local calculado pelos cientistas do projeto.

Alguns minutos após tocar o solo do planeta vermelho, as gigantescas antenas do DSN - Deep Space Network (Rede do Espaço Profundo) começaram a receber os débeis sinais enviados pelo pequeno transmissor de bordo. Era tudo o que os cientistas do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato), responsável pelo projeto, aguardavam.
Foram sete meses de espera, desde o lançamento da sonda, que atravessou cerca de 490 milhões de quilômetros até tocar o solo marciano. Temia-se um fracasso igual ao ocorrido com a sonda europeia Beagle, duas semanas atrás, quando o poderoso radiotelescópio de Jodrel Bank, na Inglaterra, não captou os sinais do pequeno robô, após entrar na atmosfera marciana.

Os controladores do Spirit posicionaram a nave tão perfeitamente atnes de entrar na atmosfera marciana, que as últimas duas manobras previstas para correção do curso não foram necessárias.
Com menos de quatro horas restando, o Spirit estava exatamente na rota do local do pouso, uma elipse de 62 km por 3 km, dentro da Cratera Gusev. Uma correção de trajetória, programada para acontecer quatro horas antes do pouso foi cancelada.

O objetivo do projeto, orçado em 460 milhões de dólares, é o estudo do solo marciano. O pequeno robô deverá colher amostras do solo e de rochas, analisá-las e enviar estas informações à Terra. Duas câmeras panorâmicas também estão instaladas em um mastro.


Alguns minutos após a abertura da proteção do robô, as câmeras panorâmicas começaram a enviar as primeiras imagens (foto acima). Nesta cena podemos ver a proteção aberta e ao fundo o horizonte marciano. Conforme o mosaico de imagens ia chegando, os cientistas do projeto aplaudiam e gritavam (foto ao lado), lembrando os dias da Mars Pathfinder, há cinco anos atrás.






Ao lado:
Concepção artística do Spirit
em solo marciano


       Conheça o site do Projeto !


IMAGENS DE SATÉLITES !    Clique e conheça nosso Vídeo Workshop de sensoriamento remoto e imagens meteorológicas.
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2001 - 2018
Política de Privacidade

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates