Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Furacões
Quinta-feira, 3 ago 2006 - 06h38

Enfraquecida, tempestade Chris avança em direção ao Golfo do México

A tempestade tropical Chris continua avançando em direção ao Golfo do México, mas perdeu força nas últimas 24 horas. Avisos de tempestade para Porto Rico e Ilhas Virgens foram descontinuados.

Avisos de tempestade tropical permanecem em efeito para a costa da República Dominicana, desde a fronteira norte com o Haiti até Cabo Engano.

De acordo com modelos numéricos de previsão (abaixo), Chris deve se manter no patamar de tempestade tropical pelos próximos dias, enquanto avança em direção ao estreito da Flórida rumo ao Golfo do México. De acordo com os modelos, o centro de Chris deverá atingir o extremo norte de Cuba no domingo. Até lá, intensas chuvas deverão castigar violentamente as Bahamas, desde as ilhas Turks até a ilha Andros, além de todo o centro leste cubano.

Em seu boletim número 11, emitido às 06h00 desta manhã, o Centro Nacioonal de Furacões dos EUA, NHC, informou que o olho da tempestade tropical Chris se localizava sobre as coordenadas 20.3 N e 66.4 W, aproximadamente a 505 km a este-sudeste da ilha Grand Turk, 215 km ao norte de San Juan, capital de Porto Rico.

Chis se move em sentido oeste a 20 km/h, movimento esse que deve se manter pelas próximas 24 horas.

Os ventos máximos sustentados pela tempestade caíram nas últimas 24 horas e registra agora a marca de 75 km/h, contra 102 km/h medidos ontem. As rajadas atingem 94 km/h. Segundo o NHC, variações nesta intensidade deverão ocorrer durante o dia de hoje.

Uma incursão feita durante a madrugada por um avião caça-furacões, mediu em 1010 hectopascais a pressão barométrica no centro da tormenta.

Foto: Nesta imagem, feita pelo satélite GOES às 11h45 (Hora de Brasília) de quarta-feira, vemos a tempestade tropical Chris ao nordeste de Porto Rico, causando pesadas chuvas em parte das Ilhas Virgens.

Saiba tudo sobre os furacões e sobre a temporada de 2006. Clique aqui!







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O segredo em negócios é saber alguma coisa que mais ninguém sabe." - Aristóteles Onassis