Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Furacões
Domingo, 27 ago 2006 - 13h39

Tempestade Ernesto ganha força e vira furacão sobre o Caribe

A tempestades tropical Ernesto, em atividade sobre o mar do Caribe, transformou-se em furacão, após ganhar força nas últimas 24 horas.

De acordo com modelos matemáticos de previsão, visto abaixo, Ernesto deve se atingir o sul de Cuba na noite de segunda-feira e continuar avançando em sentido noroeste até quarta-feira, quando deverá cruzar o Golfo do México na altura do extremo sudoeste da Flórida, EUA.

Em seu último boletim, emitido às 12h00 deste domingo (Hora de Brasília), o NHC, Centro Nacional de Furacões, em Miami, informava que Ernesto se localizava a 185 km a sudoeste de Porto Príncipe, capital haitiana e a 330 km do sul-sudeste de Guantanamo, em Cuba.

Ernesto se move em sentido noroeste a 15 km/h e deve continuar neste movimento pelas próximas 24 horas. Dessa forma, o centro do furacão deve cruzar o extremo sudoeste do Haiti na tarde de domingo, atingindo as proximidades do sudeste de Cuba já na segunda-feira.

Os ventos máximos produzidos pelo sistema de baixa pressão já atingem 120 km/h com fortes rajadas. Essa intensidade coloca Ernesto na categoria 1 da escala Saffir-Simpson, que vai até 5. De acordo com o NHC, um ligeiro fortalecimento nos ventos é esperado para as próximas horas, fazendo Ernesto atingir a categoria 2 na escala.

Ventos com intensidade de furacão se extendem a 30 km desde o olho da tempestade enquanto ventos de intensidade de tempestade tropical podem ser sentidos a mais de 150 km desde o centro do furacão.

A pressão barométrica estimada é de 997 hectopascais.

Tudo sobre furacões e a Temporada de 2006. Imagens de satélite da região







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A gente só diz sim ou não no casamento e, ainda assim, às vezes erra." - Itamar Franco