Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Furacões
Sábado, 16 set 2006 - 20h03

Violento furacão Lane atinge a costa do México

O poderoso furacão Lane atingiu neste sábado a costa pacífica do México, ao sul da cidade de Culiacan, após castigar com massivos temporais o resort de Mazatlan, também na costa daquele país.

O governo mexicano mantém em vigor os avisos de furacão, que se propagam desde El Roblito até Topolobampo.

Lane é um violento furacão categoria 3 na escala Saffir-Simpson e deve diminuir ligeiramente de intensidade, mas antes de avançar 80 quilômetros dentro do continente e atingir Culiacan, onde vivem 750 mil habitantes.

Em seu boletim número 13, emitido às 18h00 de sábado, o Centro Nacional de Furacões, NHC, informou que o centro do furacão Lane se localizava a próximo à latitude 24.4 N e longitude 107 W, aproximadamente a 50 km a sul-sudeste de Culiacan, no México.

Lane se move em sentido norte a 17 km/h e deve continuar assim pelas próximas 24 horas. Esse movimento projeta que o olho da tormenta atinja o oeste do México ainda esta noite.

Os ventos máximos sustentados por Lane situam-se na casa de 195 km/h, fazendo de Lane um violento sistema de categoria 3 na escala Saffir-Simpson, que vai até 5.

Ventos com intensidade de furacão se extendem a 35 km desde seu centro, enquanto ventos com intensidade de tempestade tropical alcançam 185 km de distância.

A pressão barométrica estimada é de 957 hPa.

Saiba tudo sobre os furacões e sobre a temporada de 2006. Imagens de satélite atualizadas. Clique aqui!







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles