Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Furacões
Terça-feira, 24 out 2006 - 06h34

Mesmo enfraquecido, furacão Paul avança em direção à costa mexicana

Apesar da fraca temporada de furacões na bacia Atlântica, outras partes do planeta continuam sendo castigadas pesadamente pelas violentas tempestades ciclônicas.

Desta vez a região ameaçada é a da Baixa Califórnia, na costa mexicana do Pacífico, que aguarda a chegada do furacão Paul, previsto para atingir ainda hoje o extremo da península.

Paul é o terceiro furacão da temporada a ameaçar as populares praias mexicanas, frequentada por milionários e atores de Hollywood.

O governo mexicano mantém sob aviso de tempestade toda a costa oeste, desde Mazatlan até Altata.


Boletim
Em seu boletim número 13, recebido às 06h00, o Centro Nacional de Furacões, dos EUA, informou que o centro do furacão Paul se localizava sobre a latitude 18.6 N e longitude 111.4 W, aproximadamente a 505 km do sul-sudeste do Cabo San Lucas e a 730 km a sudoeste de Mazatlan, ambos no México.

Paul se move em sentido norte a 13 km/h. Um giro gradual em sentido nordeste, aliado a um aumento na velocidade de deslocamento é esperado para as próximas 24 horas.

Os ventos máximos sustentados pelo sistema é da ordem de 130 km/h com rajadas atingindo 155 km. Essa intensidade faz de Paul um furacão categoria 1 na escala Saffir-Simpson, que vai até 5.

Cientistas especializados em tempestades severas acreditam que Paul deve perder força e deverá atingira principal ilha mexicana já na condição de tempestade tropical.

Ventos com intensiade de furacão se extendem além de 35 km desde o olho da tormenta e ventos com força de tempestade tropical alcançam até 150 de distância.

Dados estimados mostram que a pressão barométrica no olho de Paul é de 982 hPa.

Gráfico: Modelo numérico de previsão mostra o caminho que Paul deverá seguir nos próximos 5 dias. Ao alto, imagem de satélite de Paul, feita no domingo, 22, pelo satélite de sensoriamento remoto Terra.

Veja imagens de satélite e saiba tudo sobre os furacões. Clique aqui!







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Um tolo com instrução é um tolo maior que um com falta dela." - Benjamim Franklin