Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Furacões
Sexta-feira, 23 fev 2007 - 09h21

Ciclone Tropical Gamede se aproxima de Madagascar

Autoridades da Ilha de Madagascar estão em alerta máximo devido a aproximação do ciclone tropical Gamede, que deve atingir violentamente o nordeste da ilha neste domingo.

Imagens de satélite mostram que a intensa tempestade se desloca a 20 quilômetros por hora em sentido leste, e na manhã desta sexta-feira seu centro se localizava sobre as coordenadas 16.1 S e 60.6 E, aproximadamente 670 km a nordeste do arquipélago francês das ilhas Reunião e a 1200 km a leste do Cabo Masoala, no extremo noroeste da ilha africana de Magagascar.

Os ventos sustentados pela tempestade atingem, neste momento 162 km/h com rajadas chagando a medir 200 km/h, situando Gamede na categoria 2 da escala Saffir-Simpson, que vai até 5. Um aumento nesta intensidade está previsto para as próximas 24 horas, quando os ventos do ciclone deverão chegar a 210 km/h com rajadas de 252 km/h, elevando a categoria do sistema à categoria 4 na escala de intensidades.

Modelos numéricos de previsão, vistos acima, indicam que Gamede deve tocar a costa leste da ilha na noite de domingo próximo ao Parque Nacional de Masoala e a pequena ilha de Nosy Boraha.


Madagascar
Madagascar é um país africano composto da Ilha de Madagáscar e outras ilhas próximas. Situa-se ao leste da costa de Moçambique, separado deste pelo Canal de Moçambique.

O Parque Nacional de Masoala, visto acima, é extremamente rico em sua biodiversidade e um dos únicos lugares do país onde a floresta tropical se encontra com o mar. Clique sobre a imagem e navegue sobre ela !







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles