Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Furacões
Segunda-feira, 12 nov 2007 - 08h56

Ciclone Tropical Sidr ameaça no Golfo de Bengala

Dependendo de onde se formam, as intensas tempestades ciclônicas recebem nomes diferentes. Quando se formam sobre a bacia do Atlântico norte ou Pacífico oriental recebem o nome de furacão. Se ocorrem sobre o Pacífico ocidental recebem o nome de tufão e quando surgem sobre o oceano Índico são chamadas de ciclone tropical. Em comum, apresentam ventos superiores a 119 km/h e por onde passam deixam grande rastro de destruição.

Ainda não se sabe o rumo que o ciclone tropical Sidr irá tomar, mas alertas de tempestades já começam a ser emitidos nos diversos países na costa do Golfo de Bengala, principalmente Índia, Bangladesh e Mianmar, cuja capital Rangum já começa a receber as fortes rajadas de vento produzidas pelo ciclone.

Imagens de satélite recebidas na manhã desta segunda-feira mostram que o olho de Sidr se encontra próximo ao centro do Golfo de Bengala, sobre as coordenadas 10.8 N e 90.4 W, 400 km a oeste das ilhas indianas de Andaman e a 1000 km a leste de Madras, na Índia. O sistema se move em sentido norte-noroeste a 11 km/h e de acordo com o modelo de previsão de caminho e intensidade, Sidr deverá atingir o centro do golfo na próxima quarta-feira, não representando perigo imediato às cidades costeiras da região.

Dados de temperatura da superfície do mar mostram elevados valores de temperatura naquela região do Índico, tornando favorável o fortalecimento do sistema nos próximos dias. Segundo o mapa de temperatura, os valore estão próximos a 30 graus Celsius próximo à costa de Calcutá e Cuttack, na índia e em todo o delta do Rio Ganges.

De acordo com o JTWC, Centro Conjunto de Alerta de Tufões, os ventos sustentados pela tormenta são de 99 km/h e devem atingir 162 km/h já na quarta-feira.


Temporada
As tempestades no oceano Índico são muito são muito comuns entre os meses de abril e dezembro, mas apresentam grande intensidade nos meses de maio e novembro.

O pior ciclone tropical já registrado ocorreu em 12 de novembro de 1970 no Paquistão Oriental. Estima-se que 200 mil pessoas tenham perdido devido aos intensos ventos de 240 km/h provocados pelo ciclone Bhola. Além dos intensos ventos, Bhola provocou ondas de mais de 15 metros de altura.

Fotos: No topo, imagem de satélite captada no dia 12 de novembro de 2007 mostra o ciclone tropical Sidr dentro do golfo de Bengala. Acima, gráfico mostra a temperatura da água do mar, destacando as temperaturas no oceano Índico.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ningém que não entenda." - Cecília Meireles