Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Furacões
Sexta-feira, 5 out 2007 - 06h46

Com ventos de 243 km/h super tufão Krosa ruma direto para Taiwan

Confirmando os modelos de previsão divulgados na última quarta-feira, o tufão Krosa, em atividade a nordeste as Filipinas, ganhou mais intensidade e passou a categoria de super tufão, no limiar da categoria 5 da escala Saffir-Simpson, que vai de 0 a 5. As bandas externas da tempestade já cobrem a ilha de Taiwan e seu olho deverá tocar a costa nordeste nas próximas 24 horas.

Imagens de satélites recebidas nesta manhã mostram que Krosa é um sistema de grande porte, de mais de 1700 km de diâmetro. Seu centro se localiza sobre as coordenadas 22.0 N e 126 E, aproximadamente a 180 km do extremo norte da ilha de Taiwan e 140 km do nordeste de cabo Engano, nas Filipinas.

Krosa se movimenta em sentido noroeste a 11 km/h. Mantendo essa dinâmica o olho da tormenta deverá atingir o norte e nordeste de Taiwan ainda no dia de hoje, mas por se tratar de um super tufão de grande envergadura, deverá provocar violentas tempestades, vendavais e alagamentos em toda a ilha.

Na manhã desta sexta-feira os ventos sustentados de Krosa atingiam a marca de 243 km/h com rajadas chegando a 290 km/h. Isso faz de krosa um intenso sistema de baixa pressão de categoria 5 na escala Saffir-Simpson, capaz de arrastar casas, arrancar árvores e causar destelhamento total de casas e indústrias. O surto da tempestade pode produzir ondas de mais de 5.5 metros acima do nível normal.

De acordo com o modelo numérico de previsão de rota, divulgado essa manhã pelo JTWC, centro conjunto de Alertas de Tufões, do Pacífico, depois de passar por Taiwan Krosa deverá atingir o leste da China e margear a costa do país.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Um tolo com instrução é um tolo maior que um com falta dela." - Benjamim Franklin