Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Furacões
Quarta-feira, 28 mar 2007 - 11h15

Consultoria alerta: temporada de furacões será intensa.

Dados divulgados no dia de ontem por uma das maiores empresas privadas de meteorologia confirmam que o litoral Sul dos EUA será novamente castigado por intensos furações, previstos a se formar na Bacia do Atlântico Norte neste ano. A região já havia sido seriamente atingida em 2005 pelo furacão Katrina.

Ao contrário da tranqüila temporada de 2006, cientistas ligados ao centro confirmam que a Flórida e demais estados norte-americanos, banhados pela costa norte do Golfo do México, deverão receber menos tempestades, mas com maior intensidade. De acordo com Joe Bastardi, meteorologista-chefe do instituto de previsão, não chegaremos nem perto da quantidade de tormentas, mas a intensidade dos fenômenos será uma grande preocupação.

Em 2005 os furacões Rita e Katrina marcaram a temporada.

As previsões do instituto de pesquisa concordam com os modelos numéricos. Segundo dados do instituto britânico Tropical Storm Risk, divuldados no início do mês, a temporada terá pelo menos quatro furacões "intensos." Ainda de acordo com Bastardi, toda a região banhada pelo Golfo, incluindo Nova Orleans e outras áreas que ainda estão se reconstruindo, está sujeita à força das tempestades.

Na época, o Katrina ceifou a vida de mais de 1.500 pessoas na costa sul dos EUA, e deixou milhares de desabrigados. Os prejuízos chegaram a 50 de bilhões de dólares.


Setor energético

A consultoria também afirmou que empresas ligadas à extração e exportação de petróleo e gás serão fortemente afetadas, o que provavelmente elevará o preço dos combustíveis. O Nordeste do país, segundo o cientista, passará os próximos dez anos sendo afetado por tempestades severas.

A calma aparente da temporada passada de 2006, que desmentiu a previsão de renomadas universidades, não reverte a tendência de mais tempestades. Em 2005, foram registradas 28 tempestades e 14 furacões, uma temporada um pouco mais ativa que a de 2004.

"Estamos vivendo uma época de incertezas climáticas," disse Bastardi. "Estamos em um ciclo onde extremos climáticos são mais normais que a exceção", completou.

Veja no Satmap:
Imagens de satélite e mapas da região da costa norte-amerciana castigada pelo furação Katrina em 2005

Foto: Imagem de satélite em 3 dimensões mostra o tamanho do furação Katrina momentos antes de invadir o Golfo do México. Acima o Estado da Flórida.

Saiba mais sobre os furacões Clique aqui







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As leis não são feitas para o homem bom" - Sócrates