Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Furacões
Sábado, 10 mar 2007 - 09h22

Em alerta, Austrália aguarda chegada do ciclone Jacob

Autoridades da costa noroeste da Austrália estão em alerta máximo com a aproximação de mais um ciclone tropical que deve atingir o país neste domingo.

Batizado de Jacob, a tormenta avança firme em direção à região de Port Headland, a mesma que na última quinta-feira foi seriamente castigada pelo ciclone tropical George, com ventos de categoria 5, superiores à 250 km/h. Na ocasião 3 pessoas morreram

Avisos de tempestade se extendem para diversos locais da costa da Austrália Ocidental e se propagam desde a Baía King até o cabo Noroeste, no extremo oeste do país.

O Bureau de Meteorologia da Austrália informou que áreas próximas à Port Headland deverão ser castigadas com violentas tempestades de ventos de mais de 100 km/h, acompanhadas de intensos temporais.


Boletim Em boletim emitido na manhã deste sábado, Centro Conjunto de Alertas de Tufões, JTWC, informou que o centro do ciclone Jacob se localizava sobre as coordenadas 16.9 N e 111.3 E, aproximadamente 940 km a noroeste de Karratha e a 730 km a sudoeste das Ilhas Christmas, sobre o oceano Índico. Jacob se move em sentido sudeste a 15 km/h e mantido este movimento deve atingir a região continental nas próximas 24 horas.

Modelos matemáticos de previsão, mostrados acima, também indicam que os ventos sustentados de Jacob devem decair nas próximas horas, passando de 169 km/h verificados nesta manhã para 135 km/h, com rajadas que podem atingir até 160 km/h. Neste momento Jacob é um sistema de categoria 3 na escala Saffir-Simpson, que vai até 5, mas com o enfraquecimento previsto, deverá atingir o nível 1 da escala.

Foto: A imagem de satélite mostra o ciclone tropical Jacob sobre o oceano Índico. No momento da foto a tempestade produzia ventos de 160 km/h.

Saiba mais sobre furacões. Clique aqui







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A avareza e a cobiça do poder não são paixões - são medo." - Carl Ehrensvard