Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Furacões
Sábado, 1 set 2007 - 16h14

Nova tempestade tropical ganha força no Caribe

Poucos dias depois de sentir a violência do furacão Dean, os habitantes de alguns países caribenhos já começam a se preparar para um novo furacão que deverá se formar nas próximas 24 horas. Trata-se de Félix, uma tempestade tropical que está ganhando força ao norte da Venezuela e que de acordo com modelos de previsão, deve se dirigir novamente à região de Yacatán.

Na segunda quinzena de agosto a mesma região recebeu o violento impacto de Dean, um poderoso sistema de categoria 5. De acordo com cientistas especializados em tempestades severas, Dean foi o terceiro furacão mais intenso de toda a história do Atlântico Norte.

Imagens de satélite da região norte da Venezuela mostram que o centro da tempestade Félix se localiza sobre as coordenadas 12.5 N e 64.5 W, aproximadamente a 680 km a sul-sudeste de San Juan, em Porto Rico e 865 km a sudeste de Santo Domingo, na República Dominicana.

Félix se move em sentido oeste a 30 km/h e deve manter esse movimento nas próximas 24 horas. Mantendo esses parâmetros, o centro da tormenta deve passar muito próximo ao norte das ilhas Aruba, Curaçao e Bonaire entre essa noite de sábado e manhã de domingo.

Dados de um radiômetro de freqüência variável a bordo de um avião caça-furacão norte-americano indicaram que os ventos sustentados por Félix alcançam 110 km/h. Segundo o modelo de previsão, Félix deve se tornar furacão nas próximas horas.

Ventos com intensidade de tempestade tropical já são registrados a mais de 160 km desde o centro da tempestade, enquanto a pressão medida em seu centro já atinge 99.9 kPa.

Leia também:
O avanço do furacão Dean no Atlântico norte pode ser acompanhado aqui no Apolo11.com através de imagens de satélites e modelos de previsão. Clique aqui>







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A gente só diz sim ou não no casamento e, ainda assim, às vezes erra." - Itamar Franco