Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Furacões
Quarta-feira, 3 out 2007 - 14h43

Poderoso tufão Krosa avança sobre a China

Alimentado pela alta temperatura das águas do oceano Pacífico, o tufão Krosa, em atividade a leste das Filipinas, continua ganhando força. Dados recebidos nesta manhã indicam que o sistema já apresenta ventos sustentados de 171 km/h, o que situa a tormenta na categoria 2 da escala Saffir-Simpson.

Imagens de satélites mostram que o olho de Krosa se localiza sobre a latitude 17.7 N e 129.3 E, aproximadamente a 700 km a sudeste de cabo Engano, no extremo norte das Filipinas. A tormenta se desloca em sentido norte-noroeste a 15 km/h. Mantendo este movimento deve atingir a região próxima das Ilhas Ryukyu, a leste da Taiwan, na próxima sexta-feira, com ventos de 216 km/h, já na categoria 4 da escala Saffir-Simpson.

Krosa é um sistema de grande porte, de aproximadamente 1400 quilômetros de extensão e grande capacidade de destruição. Modelos matemáticos de previsão de rota indicam que o caminho mais provável do tufão é sobre o extremo norte de Taiwan, até se chocar com a costa leste China no próximo domingo. Quando isso ocorrer, Krosa deverá estar sustentando ventos de 225 km/h.

Em setembro, o tufão Wipha atingiu o leste da China, matando 6 pessoas e deixando mais de 10 mil desabrigados. A tormenta também obrigou a evacuação de mais de 3 milhões de pessoas que viviam próximo à região do impacto.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A gente só diz sim ou não no casamento e, ainda assim, às vezes erra." - Itamar Franco