Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Furacões
Sábado, 6 out 2007 - 09h33

Super Tufão Krosa atinge costa de Taiwan

Sustentando ventos de 225 km/h, o super tufão Krosa atingiu na manhã deste sábado o extremo norte da costa da ilha de Taiwan, próximo à cidade de Kelung, no oceano Pacífico.

Imagens de satélite recebidas no período da manhã mostram que o diâmetro de Krosa ultrapassa 1600 km de extensão, cobrindo toda ilha chinesa. Pela imagem já é possível notar que a tormenta já adentrou o Mar do leste da China.

Devido ao tamanho e intensidade do super tufão, é provável que ocorram inundações e alagamentos em praticamente todas as regiões mais baixas da ilha. Também é possível grande quantidade de destelhamentos e quedas de árvores.

Krosa é um super tufão de categoria 4 na escala Saffir-Simpson, que vai até 5. Até às 18h00 de ontem a tempestade apresentava ventos de 250 km/h, no limiar da categoria 5 da escala, mas perdeu ligeiramente sua força ao se aproximar da ilha.

Modelos matemáticos mostram que Krosa deverá continuar avançando em sentido noroeste a 21 km/h, rumo à costa leste da China, mas seu olho não deverá invadir o continente. Domingo o tufão deverá mudar de rumo e se deslocar em sentido norte-nordeste e margear todo o leste-sudeste chinês. Em seguida, enfraquecido deverá rumar para o sul do Japão.

Imagens: No topo, imagem de satélite mostra o olho do super tufão Krosa exatamente sobre o extremo norte-nordeste de Taiwan. Na seqüência, modelo numérico de previsão moostra a possível rota a ser seguida. Acima, região norte de Taiwan, vista através do aplicativo Satmap.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ningém que não entenda." - Cecília Meireles