Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Furacões
Quinta-feira, 31 mai 2007 - 08h55

Tempestade Bárbara pode virar primeiro furacão do ano

A tempestade tropical Bárbara, em atividade no Pacífico Oriental, continua ganhando força próximo ao golfo de Tahuantepec, na costa mexicana e de acordo com dados recebidos do NHC, Centro Nacional de Furacões dos EUA, poderá se transformar no primeiro furacão do ano de 2007.

A aproximação de Bárbara já preocupa as autoridades mexicanas, que temem pela segurança dos turistas que freqüentam os resorts litorâneos do país. Avisos de tempestades se propagam desde o sul do golfo de Tahuantepec, na fronteira com a Guatemala até Acapulco, ao norte. Na Guatemala, avisos de tempestade também estão sendo emitidos para as cidades e vilas próximas à fronteira mexicana.


Boletim
Às 06h00, o NHC informava que o centro da tempestade se localizava sobre as coordenadas 13.2 N e 96.7 W, aproximadamente 400 quilômetros a sudoeste da cidade litorânea de Tonalá, no sul do México. Segundo o boletim divulgado, Bárbara se desloca lentamente a 4 km/h no sentido sudeste, mas um giro neste movimento em sentido norte é esperado para as próximas 24 horas. Os ventos sustentados de Bárbara oscilam entre 70 e 85 km/h com fortes rajadas que chegam a 100 km/h. De acordo com modelos matemáticos de previsão, a intensidade dos ventos deverá aumentar gradualmente e no domingo poderão atingir até 160 km/h, situando Bárbara na categoria 2 da escala Saffir-Simpson, que vai até 5.

A pressão barométrica estimada no olho de Bárbara é de 1002 hPa.

Mapas de temperatura da água do mar, disponíveis no Apolo11, indicam valores superiores a 29 graus Celsius na região costeira que vai desde a costa da Guatemala até ao norte de Acapulco, valores esses mais que suficientes para a intensificação dos ventos e formação de furacões.

Artes: No topo, modelo numérico de previsão mostra o caminho que Bárbara deverá seguir nos próximos dias. Acima, mapa de temperatura da água do mar mostra valores elevados na costa mexicana. Repare o núcleo superior a 30 graus Celsius.

Veja também:
Mapa de temperatura da água do mar







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles