Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Furacões
Quarta-feira, 15 ago 2007 - 07h58

Tempestade Dean pode virar primeiro furacão da temporada

A tempestade tropical Dean avança para as Antilhas Menores com ventos máximos sustentados de 65 km/h e pode até a próxima sexta-feira se transformar no primeiro furacão da temporada do Atlântico Norte.

No início da noite de ontem, o sistema estava localizado a cerca de 1.830 quilômetros a oeste das ilhas de Cabo Verde e cerca de 2.235 quilômetros a leste das Antilhas Menores, segundo informações do Centro Nacional de Furacões (NHC). A previsão é de que até o domingo, Dean chegue próximo ao litoral da República Dominicana. A tempestade se desloca no momento com velocidade de 33km/h.

Desde o início da temporada de furacões do Atlântico Norte, no dia primeiro de junho, apenas três tempestades se formaram este ano: Andrea, Barry e Chantal. A temporada se estende até 30 de novembro. Meteorologistas da Universidade Estadual do Colorado estimam para este ano quinze tempestades tropicais. Mais da metade pode virar furacão e atingir o litoral dos Estados Unidos.

Já a Agência Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) prevê a formação de sete a nove furacões. Do total, três a cinco, podem atingir categorias de ventos mais fortes, alcançando a categoria 4 ou 5, as maiores na escala Saffir-Simpson.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles