Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Furacões
Sábado, 20 out 2007 - 07h37

Tempestade Kiko se fortalece e pode virar furacão na Baixa Califórnia

Dados meteorológicos recebidos na manhã deste sábado mostram que a tempestade tropical Kiko, em atividade na costa oeste norte-americana, continua ganhando força e segundo os mais recentes modelos de previsão numérica deve atingir o status de furacão categoria 1 na escala Saffir-Simpson durante as próximas 24 horas.

Avisos de tempestade permanecem em efeito para a costa mexicana desde Manzanillo até Cabo Corrientes, no extremo da Baixa Califórnia. Autoridades daquele país alertam a todos os que têm interesse naquela região a monitorarem de perto o progresso da tempestade

Imagens de satélite recebidas no período da manhã mostram que Kiko é um sistema ainda desorganizado, centrado sobre as coordenadas 17.7 N e 106.1 W, aproximadamente a 240 km a sudoeste de Manzanillo e 700 km do cabo São Lucas, ambos na costa pacífica do México.

A tempestade se move em sentido norte-noroeste a 7 km/h e deve continuar assim pelas próximas 24 horas, com o centro da tormenta permanecendo em alto-mar e movendo-se paralelo à costa mexicana.

Os ventos máximos sustentados pela tempestade eram de 95 km/h, com rajadas ultrapassando 120 km/h. Espera-se para as próximas horas um fortalecimento do sistema, elevando Kiko ao status de furacão categoria 1 na escala saffir-Simpson, que vai até 5.

Ventos com intensidade de tempestade tropical estão sendo registrados a mais de 110 quilômetros desde o centro da tormenta e de acordo com dados coletados por um avião caça-furacões, a pressão barométrica é da ordem de 99.6 kPa.

Estimativas do Centro Nacional de Furacões, nos EUA, mostram que Kiko deve produzir pesadas chuvas na região oeste do México. O nível de precipitação esperado ultrapassa 100 milímetros, capaz de provocar inundações-relâmpago e possíveis deslizamentos de terra nas áreas mais elevadas.

Artes: No topo, imagem de satélite da tempestade kiko, recebida na manhã deste sábado, 20 de outubri de 2007. Acima, modelo de previsão indicando o provável caminho a ser seguido nos próximos cinco dias.

saiba mais:
O avanço da tempestade Kiko sobre a Baixa Califórnia pode ser acompanhado aqui no Apolo11.com através de imagens de satélites e modelos de previsão. Clique aqui







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles